N/A

6 novidades previstas para o PIX em 2026 e 2027

7 views
6 novidades previstas para o PIX em 2026 e 2027

Desenvolvido pelo Banco Central, o PIX foi lançado em 2020 e rapidamente se tornou uma das principais formas de pagamento no Brasil. Um relatório recente do BC revelou que o sistema movimentou mais de R$ 35 trilhões em 2025 e apresentou uma série de novidades que devem ser implementadas em breve. O PIX foi criado para eliminar tarifas diárias cobradas por bancos em transferências e possibilitar o envio de dinheiro em tempo real. Desde sua criação, diversas funções foram adicionadas ao sistema.

Uma das funcionalidades é o PIX Cobrança, que permite a um credor emitir cobranças através de QR Codes, eliminando a necessidade de boletos. O pagamento é realizado instantaneamente. Outra função é o PIX Saque, que possibilita ao correntista sacar dinheiro em estabelecimentos credenciados, como lotéricas e padarias, ao realizar um PIX para a empresa e receber o valor em espécie. O PIX Troco permite que o usuário pague por uma compra e receba o troco em dinheiro ao enviar um valor maior. A função PIX Agendado permite programar transferências para datas futuras, enquanto o PIX por Aproximação utiliza tecnologia contactless para facilitar pagamentos. O PIX Automático permite que empresas realizem cobranças frequentes de forma autorizada, e a integração com o Open Finance possibilita que diferentes bancos compartilhem informações sobre saldos.

O Banco Central também planeja novas funções para o PIX nos próximos anos. Para 2026, está prevista a obrigatoriedade da Cobrança Híbrida, que exigirá que todos os boletos digitais incluam um QR Code para pagamentos via PIX. Além disso, será possível pagar duplicatas por meio do sistema, facilitando transações entre empresas. O Split Tributário visa automatizar o repasse de impostos, separando automaticamente o valor do imposto do valor do produto no momento do pagamento.

Para 2027, o BC pretende implementar o PIX Internacional, expandindo a possibilidade de pagamentos para diversos países e estabelecimentos. Outra novidade será o PIX em Garantia, que permitirá que comerciantes utilizem pagamentos futuros como garantia para empréstimos. Por fim, o PIX por Aproximação Off-line permitirá que pagamentos sejam realizados mesmo sem conexão à internet.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima