A informação foi confirmada por dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na última sexta-feira.
O Maranhão lidera o número de coligações entre os dois partidos, com 22 municípios onde candidatos recebem apoio conjunto. São Paulo ocupa a segunda posição, contando com 12 cidades nessa mesma situação. Do total de cidades, em 12 o candidato apoiado é do PL, enquanto em 3 pertence ao PT.
Uma resolução do PL proíbe coligações regionais com a Federação Brasil da Esperança, que inclui o PT, e outras legendas de viés mais à esquerda. Essa medida poderia resultar em sanções disciplinares, porém o partido ainda não se manifestou sobre ações específicas em relação às candidaturas que envolvem o PT.
Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, reafirmou em uma rede social que coligações com o PT para as próximas eleições são inviáveis. Por outro lado, o PT declarou que seu veto se aplica apenas a candidatos associados ao bolsonarismo, independentemente de filiação ao PL, exceto em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Na Bahia, cinco municípios têm candidatos apoiados por ambos os partidos. Em três deles, os candidatos são do PSD, enquanto em Euclides da Cunha o candidato é do PDT e em Gandu, do Avante. As candidaturas podem sofrer alterações até o dia 16 de setembro, conforme legislação eleitoral.
Fonte: webdiariorp