Com mais descoberta em novembro na região do sítio arqueológico de Tucano, definido pelo Iphan no começo do mês, após a repercussão da matéria do Bahia Notícias, a Prefeitura lançou uma campanha de proteção intitulada“Preservar nossa história é proteger quem somos”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de preservar as gravuras rupestres recém-descobertas.
Além disso, em entrevista ao Bahia Notícias, o autor da descoberta, professor André Carvalho, confirmou o interesse da política local na temática. Ele relatou que entrou em contato com algumas figuras políticas, como o prefeito reeleito Ricardo Filho (MDB), que garantiu maior apoio às pesquisas, junto a um vereador com um projeto municipal.
“Um vereador me informou que vai propor a criação da guarda ambiental municipal, direcionada para a preservação do meio ambiente e também para preservar as gravuras rupestres. Já o prefeito [Ricardo Filho] disse, em ligação, que a partir do ano que vem vai garantir apoio para as pesquisas”, conta o historiador.
Imagens dos registros descobertos e revelados em 18 de novembro | Foto: Reprodução / Bahia Notícias / André Carvalho
Desde a descoberta das gravuras rupestres, o historiador tem tido um trabalho longo de pesquisa com 4 meses na região e tem revelado cada vez mais sobre a vida pré-histórica no semiárido baiano. Recentemente, o historiador André Carvalho e uma equipe de amigos encontraram novos achados que aprofundam ainda mais nosso conhecimento sobre as antigas civilizações que habitaram a região.
Região rochosa das descobertas, registro de André com amigos explorando | Foto: Reprodução / Bahia Notícias / André Carvalho
Entre os achados mais recentes, estão ferramentas líticas e fragmentos de cerâmica, sugerindo que as gravuras podem estar associadas a atividades cotidianas e rituais dessas sociedades antigas. “Esses novos elementos nos permitem reconstruir com mais precisão o modo de vida e as práticas culturais desses povos”, destacou Carvalho.
Mais descobertas deste mês em análise pelos pesquisadores | Foto: Reprodução / Bahia Notícias
A repercussão da matéria anterior publicada pelo Bahia Notícias gerou um movimento significativo em Tucano. Em resposta, a prefeitura lançou a campanha “Preservar nossa história é proteger quem somos”. A campanha pretende sensibilizar a população local e os visitantes sobre a importância de preservar o sítio arqueológico recém-descoberto.
A campanha reforça mensagens cruciais para a preservação do patrimônio,
veja a campanha no Instagram da Prefeitura de Tucano
“Respeitar a história é garantir que ela continue inspirando gerações futuras”, afirma o lema da campanha. A iniciativa busca educar a comunidade e promover um senso de responsabilidade coletiva sobre a preservação desse tesouro arqueológico. “Após a matéria, o Secretário de Comunicação entrou em contato comigo. Já lançou nas redes sociais da Prefeitura uma campanha de conscientização”, declarou Carvalho.
As recentes descobertas continuam a surpreender e a encantar especialistas. O professor Carlos Echevarne, referência em arqueologia na Bahia, enfatiza a importância dessas novas evidências e se comprometeu a auxiliar André Carvalho com o necessário.
Agora reconhecido como lar de um importante sítio arqueológico. Tucano visa um aumento no interesse turístico e acadêmico. As autoridades locais estão trabalhando em parceria prometem compromisso com a pesquisa para garantir que as escavações e os estudos prossigam de forma sustentável e responsável.
Os pesquisadores planejam continuar as escavações e as análises laboratoriais nos próximos meses. “Nosso objetivo é descobrir e preservar o máximo possível, garantindo que este patrimônio seja protegido para que futuras gerações possam aprender com ele”, explicou Carvalho.
O envolvimento da população local é essencial para o sucesso da preservação. A prefeitura de Tucano está organizando visitas guiadas e palestras educativas, integrando escolas e instituições locais no esforço de proteger o sítio arqueológico.