
Tudo sobre Apple
Confortar um bebê em uma crise de choro não é tarefa fácil, mas a ciência já comprovou algumas técnicas que podem tornar essa jornada menos desafiadora. Uma delas está na palma da nossa mão: tocar sons que lembram os bebês de estarem dentro do útero. E o iPhone tem um recurso escondido para isso.
Em 2021, a Apple incluiu a seção “Sons de Fundo” em seu sistema operacional que permite transformar o celular em uma máquina de ruído branco, reproduzindo sons sozinho ou em aplicativos de podcast, música ou streaming de vídeo.
Inicialmente, os usuários tinham a opção de reproduzir seis sons ambientes em loop: chuva, riacho, oceano, ruído claro, equilibrado e escuro. A partir do iOS 18, o iPhone passou a incluir também sons de noite e fogo. E a versão beta do iOS 26 traz ruídos de chuva no telhado e balbucio, segundo o site CNET.

Passo-a-passo para habilitar sons de fundo
Para facilitar a ativação do recurso, basta configurar a opção no Centro de Controle:
- Abra a Central de Controle;
- Toque no sinal de mais (+) no canto superior esquerdo da tela;
- Toque em Adicionar um Controle, próximo à parte inferior da tela;
- Toque em Controle de audição (ícone de orelha) para adicionar à Central de Controle.
Quando o ícone de controle de audição estiver na Central de Controle, toque para acessar três opções: Alto-falante, Sons de Fundo e Ouvir ao Vivo. Agora, é só clicar em Sons de Fundo para ativar o recurso e escolher o som ambiente, ajustando o volume.

Também é possível configurar um atalho de acessibilidade para ativar ou desativar os Sons de Fundo na tela inicial ou em um aplicativo:
- Toque em Configurações;
- Toque em Acessibilidade;
- Toque em Atalho de acessibilidade;
- Toque em Sons de fundo;
- Agora, os Sons de Fundo serão ativados ao pressionar o botão lateral do seu iPhone três vezes. O mesmo vale para desativá-los.
Leia Mais:
Se o som ambiente não for suficiente para acalmar seu bebê, aqui estão algumas dicas extras sugeridas pela Academia Americana de Pediatria:
- Enrole seu bebê em um cobertor grande e fino (peça à enfermeira ou ao médico do seu filho para lhe mostrar como fazer isso corretamente) para ajudá-lo a se sentir seguro;
- Segure seu bebê nos braços e coloque o corpo dele sobre o lado esquerdo para facilitar a digestão ou sobre o estômago para apoio. Massageie suavemente as costas dele. Se o seu bebê dormir, lembre-se de sempre deitá-lo de costas no berço;
- Passeie com seu bebê em um canguru ou embale-o. Movimentos calmantes lembram os bebês dos movimentos que sentiram no útero;
- Evite alimentar seu bebê em excesso, pois isso também pode deixá-lo desconfortável. Priorize intervalos de duas a duas horas e meia entre o início de uma mamada e a próxima.


Colaboração para o Olhar Digital
Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.