N/A

Água no radiador: pode ou não pode? Descubra o que usar no seu carro

2 views

A prática é aceitável em alguns casos, mas o uso prolongado da água pode trazer algumas consequências negativas para o veículo

Pessoa colocando água no radiador do carro – Imagem: Virojt Changyencham/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à utilização de água no radiador do carro. Isso porque o indicado é sempre completar o reservatório com o líquido de arrefecimento. Porém, será que a prática de utilizar água pode danificar o motor? O que se sabe sobre isso? Veja a seguir!

Pode usar água no radiador do carro?

O radiador é um item do sistema de refrigeração do motor, muito importante para manter a temperatura ideal, evitando superaquecimento e problemas mecânicos graves, garantindo, assim, que o carro continue funcionando perfeitamente.

mecânico derrama líquido de arrefecimento
Liquido do radiador não deve ser feito em casa (Imagem: @Freepik/Freepik)

Por ser um componente tão importante do veículo, os motoristas precisam ficar muito atentos ao que colocam nele. Assim – conforme já abordado no início deste conteúdo – o ideal é colocar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. No entanto, em casos de emergência, a pessoa pode colocar água pura no radiador. 

Mas isso é apenas em casos de emergência, como em vazamentos que exigem a reposição de líquido no reservatório, pois a água, se usada com constância, pode trazer prejuízos ao veículo.

Leia mais:

Rodar com água pura no radiador pode fazer com que os componentes sofram corrosão de forma acelerada. Outro ponto é que o sistema perde eficiência, corre o risco de superaquecer e, se o carro estiver em uma região na qual as temperaturas são muito baixas, há também a possibilidade de a água congelar, o que pode gerar a ruptura de mangueiras e até do radiador. 

Mecânico fazendo a lubrificação do motor do veículo
Mecânico fazendo a lubrificação do motor do veículo – Imagem: @Freepik/Freepik

Outro efeito da água pode ser a cavitação, que gera pequenas bolhas de vapor, as quais colapsam dentro do sistema de arrefecimento e causam erosão em peças importantes, como o bloco do motor. 

Além disso, pode ocorrer o acúmulo de minerais nas galerias internas do motor, o que vai reduzir a eficiência da troca térmica e elevar a probabilidade de superaquecimento.

Carro superaquece e motor quebra com radiador com vazamento, vapor e fumaça de óleo quente saindo debaixo do capô. Jovem asiático motorista de carro em pé com o capô do carro aberto ao ar livre. Conceito de problema no motor do automóvel.
O baixo nível de líquido de arrefecimento e de óleo no motor podem superaquecer o carro
Imagem: APIWAN BORRIKONRATCHATA/Shutterstock
Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima