Pesquisar

ANÁLISE: Além das Urnas. O Verdadeiro Compromisso com a Democracia

É realmente lamentável observar que, após as eleições, a intolerância parece prevalecer sobre o diálogo e o respeito que tanto defendemos no nosso posicionamento político. Nesta última sexta-feira, refletindo no Dia Nacional da Democracia, fiz uma publicação em meu Instagram com o objetivo de lembrar a todos os amigos e conterrâneos sobre os pilares que sustentam essa conquista que são o respeito às diferenças, valorização da escolha popular e o compromisso com a paz e a união, independentemente dos resultados.

No entanto, o que recebemos em algumas respostas são comentários ofensivos e ataques pessoais vindos daqueles que deveriam, acima de tudo, zelar pela convivência pacífica em nossa sociedade. É paradoxal que esses ataques venham justamente de quem deveria ter a maturidade e a ética para representar a democracia que tanto se orgulham de vencer. A vitória nas urnas não deveria dar a ninguém o direito de usar do escárnio ou da hostilidade para tentar calar ou diminuir quem defende ideias diferentes.

A democracia não é um sistema que serve apenas aos vitoriosos de um pleito. Ela é a estrutura que possibilita a convivência de diferentes pensamentos, permitindo a pluralidade e o respeito mútuo. Sem isso, perdemos o sentido mais essencial da liberdade que a democracia nos oferece. E é necessário que todos entendam que o poder deve ser exercido com responsabilidade, equilíbrio e respeito aos que pensam diferente.

A intolerância com a qual essas críticas e provocações são expressas não são um reflexo de força, mas, sim, de fragilidade. Quem acredita nos valores democráticos entende que o verdadeiro poder está na união e na construção coletiva de um futuro melhor. O ódio e o desrespeito, por outro lado, nada constroem, apenas dividem.

Assim, fica o convite para que todos, especialmente aqueles que hoje têm o privilégio de comemorar uma vitória, reflitam sobre o que realmente significa viver em uma democracia. Democracia é muito mais do que votos, é a capacidade de viver e respeitar as diferenças, de contribuir para um ambiente pacífico e construtivo onde todos, sem exceção, possam se expressar.

Que as lições destas eleições nos ajudem a entender que a grandeza de uma sociedade está na sua habilidade de crescer junta, respeitando cada um dos seus cidadãos, não no esvaziamento do respeito e da empatia.

Autor: Rubenilson Silva Campos (@rubenilson_campos_)
Advogado, servidor público estadual e atual vice-prefeito de Euclides da Cunha.

Publicidade
Rolar para cima