


Atualização foi anunciada em 2023 e já passou por outros adiamentos

A Amazon anunciou uma atualização da assistente virtual Alexa com IA em setembro de 2023. Depois de atrasos, a expectativa era que o modelo fosse apresentado no final deste mês, em um evento da big tech em Nova York. Mesmo que a apresentação aconteça, o lançamento não deve vir tão cedo: segundo um funcionário da Amazon, a novidade deve ser adiada em pelo menos um mês.
O motivo é preocupante: a Alexa com IA apresentou respostas incorretas durante os testes.

O funcionário da Amazon conversou com o The Washington Post em condição de anonimato. Ele revelou que a atualização não virá “até 31 de março ou mais tarde“. A Alexa com IA foi anunciada em setembro de 2023 e deveria ser apresentada em um evento da empresa marcado para o dia 26 de fevereiro, em Nova York.
O motivo para o suposto adiamento é porque a inteligência artificial “turbinada” do modelo estaria dando respostas incorretas já em perguntas teste.
Leia mais:
Amazon quer turbinar IA da assistente virtual
- O atraso acontece meses após a Amazon ter sugerido que queria “turbinar” a IA generativa da Alexa, uma tentativa de competir mais acirradamente com outras empresas do setor;
- Esse não é o primeiro adiamento da atualização. A Alexa com IA deveria ter sido lançada no final de 2024, mas, na época, testadores beta revelaram que o modelo dava respostas lentas, rígidas e inúteis;
- A Amazon também não é a única que sofre com isso. Como lembrou o The Verge, a Apple está tendo problemas com a atualização de IA da Siri, que deveria chegar no iOS 18.4, mas foi adiado para o iOS 18.5;
- Enquanto isso, o Gemini do Google segue na frente na corrida das assistentes virtuais com IA.

A Amazon está remodelando a Alexa para integrar inteligência artificial generativa, visando transformá-la de uma ferramenta básica em um agente proativo.
Com a atualização, ela poderá realizar tarefas complexas, como sugerir restaurantes e controlar dispositivos inteligentes com base em preferências pessoais. Segundo a empresa, a nova Alexa tem “a capacidade de adotar uma personalidade, relembrar conversas, pedir comida para viagem ou chamar um táxi”.
Segundo o TWP, originalmente ela seria lançada como um teste gratuito. No entanto, a Amazon não revelou se a atualização terá custos adicionais. A expectativa é que a empresa ofereça diferentes planos para usufruir dos recursos de IA.

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital