O senador Angelo Coronel 30 de janeiro de 2025 | 10:51
Angelo Coronel aprova nome de Ivana Bastos para a 1ª vice da Assembleia, mas diz que vai ouvir deputados: “Para mim, pacifica”
O senador Angelo Coronel (PSD) disse na manhã desta quinta-feira (30), em conversa com este Política Livre, que aprova o nome da deputada Ivana Bastos (PSD) para a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa. Ele afirmou, no entanto, que antes de formalizar o apoio vai conversar com os parlamentares que estimulavam uma eventual candidatura do deputado Angelo Coronel Filho (PSD) para a vaga.
“Como o nome de Ivana já havia surgido lá atrás, até para disputar a presidência no lugar do atual presidente Adolfo Menezes (PSD), nosso candidato à reeleição, eu a apoio, sim. Já havia conversado com ela sobre isso. Mas estou ligando para os deputados que haviam hipotecado apoio a Angelo Filho para consultá-los, claro. Afinal, esse é um assunto da Assembleia”, disse o senador.
“Eu sempre digo que quem vota são os deputados. Não adianta fecharmos acordos nas cabeças e não ouvir quem de fato participa do processo. Eu fui deputado estadual e presidente da Assembleia e respeito muito isso. Agora, da minha parte, para mim, pacifica essa questão da vice se a escolhida for Ivana. Asseguramos duas vagas para o PSD na Mesa Diretora, o que é uma vitória para nosso partido”, acrescentou Coronel.
A candidatura de Angelo Filho para a vice tinha o apoio reservado de parte da bancada governista e também da oposição – vale lembrar que a eleição da Mesa Diretora, que acontece na tarde de segunda (03), se dá por votação secreta.
O senador ameaçou lançar o filho se a candidatura do deputado Rosemberg Pinto (PT) a vice-presidente fosse mantida sem a alteração no regimento interno da Assembleia para estipular um prazo imediato para a convocação uma nova eleição caso houvesse vacância da presidência. A reeleição de Adolfo Menezes é juridicamente instável diante da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.
Rosemberg, no entanto, não aceitou a alteração para eleição imediata, pois defendia um prazo de até 60 dias. Por isso, comunicou na noite de ontem (29) ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e aos líderes partidários na Assembleia que, diante das resistências de parte da base aliada em ter um petista na vice com as regras atuais, se retirava da disputa. Ele defendeu que um outro quadro do PSD fosse indicado para a vice, desde que não fosse o de Angelo Filho (clique aqui para ler)
A escolhia deve ser a deputada Ivana Bastos, líder do PSD na Assembleia e nome da preferência do presidente da sigla na Bahia, senador Otto Alencar (clique aqui para ler).
Política Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.