Geddel Vieira Lima 11 de setembro de 2025 | 12:08
‘Antagonismo de ideias não deve gerar inimizade’, diz Geddel Vieira Lima sobre polarização política
Na manhã desta quinta-feira (11), durante a abertura da 3ª edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, no Palacete Tira Chapéu, em Salvador, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) destacou a importância de espaços de diálogo e criticou o ambiente atual de intolerância nas redes sociais e na política. O evento tem como conferencista principal o jurista e ex-presidente Michel Temer, que palestrou sobre “A Constituição Federal e o Momento Atual”.
Em entrevista à imprensa, Geddel afirmou: “É preciso que as pessoas voltem a entender que diversidade de posições, antagonismo de ideias, não deve gerar inimizade. O episódio é insustentável que a gente está vendo hoje. Qualquer manifestação que se faça em redes sociais através da imprensa gera logo contrapartida, não um debate civilizado, mas xingamentos, agressões, desqualificação da interlocução. Isso prejudica o país. Se conquista prosélitos fazendo proselitismo. Eu acho que iniciativas como essa são fundamentais para que se possa debater visões de mundo, que se possa debater saídas para o que está aí”.
Ele ainda avaliou o cenário global: “O Brasil, sobretudo, e o mundo de uma forma geral, vivem um momento extremamente preocupante de conflitos de guerras, de agressões, e eu acho que isso retarda o nosso caminho para o desenvolvimento. […] É preciso entender que os antagonismos devem gerar consensos e não inimizades e não ódio”, disse.
Com informações da repórter Carine Andrade.
Política Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.