Após discussão acalorada de Vereadores da Base do Prefeito, Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha vota Ad Referendum

573 views

users

Em uma sessão marcada por discussões acaloradas e insinuações de traiçoes e acordos a Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha votou ontem dia 22/01/2025 em uma sessão extraordinária o Ad Referendum para o novo Prefeito Heldinho Macedo.

O Ad Referendum é a Lei que autoriza os Prefeitos Municipais a assinar convênios, concessãos públicas, reconhecimento de dívidas e/ou parcelamentos sem que precise que cada convênio seja encaminhado a Câmara individualmente.

A sessão iniciou-se normalmente com defesa da emenda pelo Relator Ireno Barreto, pelo encaminhamento de voto contrário do Vereador Líder do Governo Nenem de Diassis e uma breve explanação realizada pelo veterano de Câmara Bolivar.

As discussões mais acaloradas em torno do projeto, tiveram inicio na última segunda-feira dia 20/01/2025 na primeira sessão extraordinária convocada pelo Prefeito Heldinho Macedo para a votação do referido projeto, quando o vereador da base do Prefeito Ireno Barreto apresentou uma emenda modificativa que reduzia o prazo de validade do Ad Referendum para 06 meses, contrariando o pedido formulado que era de 01 ano. Na sessão de segunda-feira após a apresentação da emenda houve uma forte discussão entre Ireno Barreto e o Líder do Governo Nenem de Diassis onde, após a discussão, o mesmo pediu e foi atendido pelo Presidente Tita da Água, a suspensão e adiamento da sessão que voltou a ser realizada na data de ontem 22/01/2025.

Mais cedo nas reuniões das comissões a emenda modficativa apresentada pelo Vereador Ireno foi aprovada apesar dos votos contrários do Líder do Governo Nenem de Diassis e da Vereadora Taisa(esposa do ex-vereador Cacique Flavio)

Na sessão ordinária para votação do Ad Referendum, quando iniciou-se a votação Nominal, o clima voltou a ficar tenso quando na apresentação dos votos a Vereadora Norma falou sem citar nomes que apesar de 2 dos vereadores que acordaram em votar a favor da emenda terem mudado de ideia, a mesma iria manter a sua palavra e o voto favoravél. Confira Abaixo na Integra a fala da Vereadora Norma

Fala Vereadora NormaFonte: Facebook Câmara Euclides da Cunha

O clima de desentendimento tomou conta do plenário da Câmara quando na sua fala o Vereador Neilton Rocha justificou a sua mudança de posição como uma forma de gratidão ao ex-Prefeito Luciano e também frisou que em outras situações se sentiu traído e abandonado por colegas, o que o fez tomar essa decisão de votar contra a emenda e abandonar o acordo feito anteriormente com os pares. Confira na íntegra a fala do Vereador Neilton Rocha

Fala Vereador Neilton Rocha/Facebook Câmara

O vereador Ireno Barreto quando do uso da palavra fez uma série de acusações ao Vereador Neilton Rocha sobre o motivo do mesmo ter descumprido o acordo que segundo o mesmo fora construido pelo colega Neilton. Confira na Integra a Fala do Vereador Ireno Barreto.

Vereador Ireno Barreto/Fonte: Facebook Câmara Euclides da Cunha

Outro Vereador que foi bastante duro em suas colocações foi o Vereador Adriano Reis que também frisou que não tem medo de ameaças e nem de ser vereador de oposição caso ache necessário. Adriano Reis fez referências a mudança de posição do Vereador Neilton Rocha, inclusive dizendo que o mesmo havia lhe ligado na noite anterior para tecer comentários desfavoraveis ao Prefeito, Neilton Rocha confirmou que fez a ligação mas negou que tenha sido pra tecer comentários negativos ao Prefeito.

O vereador Adriano Reis disse ainda em sua fala que só se deu bem no governo quem anteriormente fez denúncias. Confira na íntegra a fala do Vereador Adriano Reis.

Adriano Reis/Fonte Facebook Câmara Euclides da Cunha

Ainda após a fala do vereador Adriano Reis, o Vereador Neilton Rocha que se disse ofendido, solicitou uso da palavra, sendo concedido pelo Presidente a contragosto. Na sua fala o Vereador Neilton fez a defesa das acusações proferidas por Adriano Reis e relembrou de acordos feitos na eleição para governador que foi quebrado por Adriano Reis. Confira Abaixo.

Neilton Rocha/Facebook Câmara Euclides da Cunha

Em seguida ao fazer uso da palavra o vereador Bolivar fez questão de frisar que está a muito tempo na casa e que não tem medo de ameaças e imposições, dando a entender ter sofrido pressões e ameaças pelo seu voto a favor da emenda e contrário a orientação do Líder do Governo. Na sua fala, frisou ainda que não era malandro, em referência a um comentário que havia sido feito anteriormente taxando alguns vereadores de “malandros”. Bolivar foi firme nas suas falas dizendo ainda que ao dar palavra não volta atrás.Confira na Integra a Fala do Vereador Bolivar.

Vereador Bolivar/Fonte: Facebook Câmara Euclides da Cunha

Após o fim da fala do Vereador Bolivar a Vereadora Norma também fez uso da palavra, reafirmando o seu apoio ao Prefeito Heldinho, bem como, se dizendo surpresa pela celeuma que fora criada em torno de uma emenda apresentada por um vereador da base, que não significava em nenhum momento um voto contra o Prefeito. Confira na Íntegra

Vereadora Norma/ Fonte Facebook Câmara Euclides da Cunha

Resultado da Votação

A emenda modificativa foi rejeitada por 8×7 e o Projeto Ad Referendum foi aprovado por 12×3, sendo os 3 votos contrários dos vereadores da oposição que haviam condicionado o voto a favor caso a emenda tivesse sido aprovado, concedendo portanto ao Prefeito Heldinho Macedo 01 ano de autorização para assinatura de convênios, confissão e/ou parcelamento de dívidas e concessões publicas.

As intensas discussões públicas de vereadores da base do Prefeito revelam um clima de falta de coesão entre os mesmos, que apesar de fazerem parte do mesmo grupo político não estão todos em sincronia com o mesmo pensamento ou há uma briga de egos, o que poderá trazer futuramente revezes para a administração que se inicia.

DA REDAÇÃO DO EUCLIDES DIÁRIO

Rolar para cima