Deputado estadual Binho Galinha (PRD) 11 de outubro de 2025 | 19:18
Assembleia Legislativa da Bahia promulga manutenção da prisão do deputado Binho Galinha
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promulgou a Resolução nº 2.274/2025, que confirma a manutenção da prisão do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD). A decisão foi aprovada pelo plenário da Casa nesta sexta-feira (10) e publicada sob assinatura da presidente, deputada Ivana Bastos, neste sábado (11).
A resolução faz referência à prisão decretada pela Vara Criminal e de Crimes Contra a Criança e o Adolescente da Comarca de Feira de Santana, nos autos do Inquérito Policial nº 8008207-14.2025.8.05.0080. Com a promulgação, o Legislativo estadual reconhece e mantém os efeitos da decisão judicial que determinou a custódia do parlamentar.
A medida foi tomada com base no artigo 53, §2º, da Constituição Federal e no artigo 84, §2º, da Constituição do Estado da Bahia, que tratam das prerrogativas parlamentares e da competência das Assembleias Legislativas para deliberar sobre prisões de deputados estaduais.
A resolução determina ainda que o Poder Judiciário do Estado da Bahia seja comunicado oficialmente sobre a decisão. O ato entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Com a decisão, Binho Galinha segue preso por determinação judicial, agora com a chancela formal do plenário da Assembleia Legislativa baiana.
Politica Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.