Astronauta registra imagem impressionante de galáxias satélites da Via Láctea

Astronauta registra imagem impressionante de galáxias satélites da Via Láctea

Astronauta registra imagem impressionante de galáxias satélites da Via Láctea


Orbitando a Terra a 400 km de altitude, na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm um ponto de observação privilegiado do cosmos – e aproveitam para registrar tudo o que conseguem em fotos.

Quem costuma fazer isso com frequência é Don Pettit, da NASA, que sempre compartilha vistas estonteantes do espaço. Recentemente, ele publicou no X (antigo Twitter) uma imagem capturada da janela de uma espaçonave SpaceX Dragon que está acoplada à ISS. 

O registro revela um céu repleto de estrelas e duas galáxias satélites da Via Láctea: a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, que são visíveis no hemisfério sul.

Para obter imagens como essa, Pettit utiliza um rastreador de estrelas improvisado, um dispositivo motorizado que ele adaptou para compensar o movimento orbital da estação. O equipamento, posicionado entre a câmera e um tripé, permite captar imagens de longa exposição com nitidez superior à das fotos geralmente tiradas de dentro da estação.

As galáxias retratadas estão entre as mais próximas da Via Láctea. A Grande Nuvem de Magalhães, localizada a 160 mil anos-luz da Terra, abriga cerca de 30 bilhões de estrelas. Já a Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã situada a 210 mil anos-luz, contém cerca de três bilhões.

Na imagem acima, é possível ver a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães nas proximidades da Via Láctea. Crédito: Udo Kieslich – Shutterstock

Leia mais:

Astronauta capturou imagem das luzes da Terra em movimento

No mês passado, Pettit fez uma foto de longa exposição das luzes urbanas cruzando o planeta, com uma aurora verde e vermelha se movendo pela atmosfera – confira aqui.

O astronauta também foi responsável por fotografar o sexto lançamento do megafoguete Starship, da SpaceX, diretamente do espaço.

Donald Pettit
Astronauta Donald Pettit. Crédito: NASA

Com 69 anos, Pettit é o astronauta ativo mais experiente da NASA. Ele foi lançado à ISS em setembro a bordo da cápsula russa Soyuz, tornando-se membro da Expedição 72. Ao longo de sua carreira, acumulou mais de 370 dias no espaço e 13 horas em caminhadas espaciais.


Pesquisar
Rolar para cima