O Alagoinhas Atlético Clube finalizou sua participação na primeira fase do Campeonato Baiano de 2026 no último sábado (21), após sofrer uma derrota de 4 a 2 para o Bahia. Com esse resultado, a equipe já rebaixada para a segunda divisão, registra sua terceira queda na história.
Esse rebaixamento ocorre apenas quatro anos após o clube conquistar seu segundo título estadual consecutivo. Na atual edição do campeonato, o Alagoinhas terminou na última posição da tabela. A confirmação do descenso aconteceu de forma antecipada, na sétima rodada, após a derrota para o Jacuipense. O desempenho da equipe foi considerado crítico, com um aproveitamento inferior a 20% dos pontos disputados.
A trajetória do Atlético na elite do futebol baiano agora conta com três rebaixamentos. O primeiro ocorreu em 1995, sendo o primeiro desde a fundação do clube em 1970. O segundo rebaixamento aconteceu em 2013, resultando em um intervalo de cinco anos na divisão de acesso. O terceiro rebaixamento, em 2026, encerra um ciclo de oito anos consecutivos na Série A.
Apesar dos reveses, o clube de Alagoinhas possui conquistas recentes, como o título da segunda divisão em 2018, que possibilitou seu retorno à elite em 2019, além do bicampeonato do Baianão em 2021 e 2022, marcando a primeira vez que a equipe conquistou títulos na primeira divisão.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) deve divulgar o calendário da Série B de 2027 no último trimestre deste ano, momento em que o Alagoinhas poderá formalizar sua inscrição para tentar o acesso. No entanto, ainda há uma vaga em aberto no Z2 do Baianão 2026, com Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira, Galícia, Juazeirense e Jacuipense competindo para evitar a última posição de rebaixamento.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

