N/A

Audiência sobre extradição de Zambelli é interrompida na Itália e será retomada nesta quinta

4 views
Audiência sobre extradição de Zambelli é interrompida na Itália e será retomada nesta quinta

Após quatro adiamentos, o pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) começou a ser julgado nesta quarta-feira (11) pela Corte de Apelação de Roma, na Itália. A audiência durou cerca de cinco horas, mas foi interrompida pelo colégio de três juízes, que agendou a continuação para esta quinta-feira (12).

A decisão que será tomada neste julgamento representará a primeira manifestação da Justiça italiana sobre a extradição. Após essa etapa, ambas as partes poderão recorrer à Corte de Cassação, que é a última instância. A decisão final ficará a cargo do governo italiano, por meio do Ministério da Justiça.

Durante a audiência, o primeiro a se manifestar foi o Ministério Público italiano, que já havia se posicionado a favor da extradição em outubro. A Promotoria sustentou que existem todos os requisitos legais para que Zambelli seja enviada ao Brasil.

Ainda estão por se manifestar o representante do Brasil no caso, o advogado Alessandro Gentiloni, e a defesa de Zambelli, que esteve presente na sessão. A ex-deputada está detida há seis meses na penitenciária de Rebibbia, em Roma. Ela alega ser vítima de perseguição política pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e deixou o Brasil no início de junho, após ser condenada a dez anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na terça-feira (10), Zambelli teve seu pedido para a troca de juízes que analisam o caso negado, alegando que eles são "hostis".


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima