O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 22 novos profissionais na rede pública da Bahia, através do programa Agora Tem Especialistas, que serão distribuídos em 14 municípios. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso da população a serviços especializados de média e alta complexidade, com a intenção de reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a chegada desses novos médicos, o estado agora conta com um total de 44 especialistas em atividade, somando-se aos profissionais da primeira chamada.
As cidades que receberão os novos especialistas são: Alagoinhas (2), Eunápolis (1), Feira de Santana (1), Guanambi (2), Irecê (1), Itaberaba (1), Jequié (2), Juazeiro (4), Paulo Afonso (1), Santa Maria da Vitória (1), Santo Antônio de Jesus (3), Senhor do Bonfim (1), Teixeira de Freitas (1) e Vitória da Conquista (1).
Ampliação do atendimento em todo o Brasil
Os 264 novos médicos especialistas atuarão em 105 municípios, somando-se aos 313 que já estavam em atividade no Brasil, o que amplia a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade para os pacientes do SUS. Desses novos profissionais, 65% irão reforçar o atendimento em áreas do interior do país, em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.
Distribuição regional dos especialistas
A região Nordeste é a que conta com o maior número de profissionais, totalizando 348, o que representa 60% do total de especialistas. O Sudeste recebe 132 médicos, seguido pelo Norte com 70, Centro-Oeste com 22 e Sul com 5. Em relação às áreas remotas do país, 24% dos especialistas atuam em regiões classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade, e 20% estão na região da Amazônia Legal.
“O Mais Médicos Especialistas alia essa formação continuada para profissionais que já são especialistas e buscam o suporte de uma instituição de excelência para se atualizar com as melhores evidências científicas, articulando isso à necessidade de um serviço capaz de reduzir o tempo de espera e oferecer uma equipe completa de especialistas. Saber que a meta foi superada demonstra a grande demanda existente e reforça que continuaremos atuando para ampliar o provimento e a formação de especialistas no país”, afirmou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 99155-2806 (Whatsapp).
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







