Chegou ao fim! No último domingo (8), foi disputada a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os resultados das partidas, foram definidos os quatro clubes rebaixados para a segunda divisão na próxima temporada.
Na luta contra o rebaixamento estavam Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional. O Santos venceu o Cruzeiro por 3 a 0, enquanto o Vitória bateu o São Paulo e o Internacional derrotou o Bragantino. Apesar dos triunfos, Ceará e Fortaleza não conseguiram evitar a queda e disputarão a Série B em 2026.
Após os resultados, o Ceará ficou na 17ª colocação, com 43 pontos, e o Fortaleza na 18ª posição, também com 43 pontos, além do Juventude e do Sport, que já estavam matematicamente rebaixados. Entre os clubes que se salvaram, apenas Vitória e Internacional terminaram o Brasileirão sem vagas para competições continentais na próxima temporada. O Vitória finalizou na 15ª posição, com 45 pontos, e o Internacional ficou em 16º, com 44 pontos.
LIBERTADORES
Além do Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores, outras seis equipes garantiram vaga direta para o torneio continental. Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Botafogo também carimbaram a oportunidade. Existe a possibilidade de um G-8, caso Cruzeiro ou Fluminense sejam campeões da Copa do Brasil.
As semifinais da Copa do Brasil contarão com Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Fluminense, com os duelos marcados para quarta e quinta-feira. As finais ocorrerão nos dias 17 e 21 de dezembro.
COPA SUL-AMERICANA
Seis clubes garantiram vagas na Copa Sul-Americana: São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians e Vasco, que terá uma vaga independente do resultado da Copa do Brasil.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






