O deputado federal Leo Prates (PDT) 13 de fevereiro de 2025 | 16:36
Bruno Reis define espaços dos aliados de Leo Prates em reforma administrativa
Um dos nomes cotados para suceder o prefeito Bruno Reis (União) em 2028, o deputado federal Leo Prates (PDT) já tem definidos os espaço dos aliados na reforma administrativa do chefe do Executivo municipal. Os entendimentos entre o titular do Palácio Thomé de Souza e o pedetista avançaram após a acomodação do PSDB.
Atualmente, o cargo de maior destaque ocupado por uma pessoa indicada por Leo é o a superintendência da Transalvador, com Décio Martins, que chegou a suceder o pedetista no comando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entre março de 2022 e janeiro de 2023, quando a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) assumiu a pasta.
Neste segundo governo de Bruno Reis, Décio será deslocado depois do Carnaval para a a chefia da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), uma vez que o comando do órgão de trânsito foi oferecido pelo prefeito ao PSDB no bojo das negociações com os tucanos sobre a reforma administrativa, como revelou em primeira mão o Política Livre.
A Semop é uma pasta menos atraente politicamente se o titular não tiver o controle direto sobre a Limpurb e a Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, que cuida da Guarda Civil Municipal, como irá ocorrer no caso do aliado de Leo – as duas estruturas devem ficar com indicados dos deputados federais Félix Mendonça Júnior (PDT) e Capitão Alden (PL), respectivamente.
Como forma de compensar Leo Prates pela “perda” da Transalvador, o prefeito aceitou a indicação da esposa do deputado, Ana Paula Pitanga Prates, para assumir a presidência da entidade chamada Serviço Social Autônomo, estrutura criada, entre outros cargos, por meio de projeto de lei enviado pelo Executivo e aprovado em dezembro de 2024 na Câmara de Vereadores, com o objetivo de desenvolver atividades ligadas a pessoas com deficiência. A informação foi divulgada inicialmente pela coluna Radar do Poder desta semana.
A vice-prefeita reivindicava a indicação de uma pessoa próxima para liderar a nova entidade, que será autônoma. O nome era o de Reynaldo Hélio da Costa Neto, atual diretor de Governança e Projetos da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Entretanto, Ana Paula Matos, que também almeja ser a sucessora de Bruno Reis em 2028, perdeu a disputa para Leo Prates.
O deputado pedetista definiu com o prefeito, ainda, o futuro de outro aliado: Zilton Netto (PDT), que perdeu a eleição para vereador de Salvador – ficou na primeira suplência – e, antes do pleito do ano passado, era o titular da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).
Segundo também revelou com exclusividade a coluna Radar do Poder, Zilton irá comandar a Ouvidoria Geral do Município (OGM), cargo hoje ocupado por Jean Sacramento, que será o próximo subsecretário da SMS. Essa é outra mudança que só vai ocorrer apenas depois do Carnaval, pois o prefeito não quer correr o risco de atrapalhar a organização da festa.
Havia a expectativa de que Zilton pudesse assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores se o prefeito convidasse um dos edis pedetistas para ocupar um cargo no Executivo. Especula-se que isso não ocorreu por articulação de Félix Mendonça e Ana Paula como forma de evitar fortalecer Leo Prates para 2028.
Tanto Leo Prates quanto Bruno Reis são revelações de ACM Neto para a política. Os dois foram assessores de Neto quando o ex-prefeito era deputado federal.
Política Livre