O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) 09 de outubro de 2025 | 13:17
Caetano afirma que vinda da BYD para Camaçari só foi possível após esforços de Lula e parlamentares baianos
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), exaltou o esforço conjunto do presidente Lula e dos parlamentares baianos para trazer a fábrica da montadora chinesa BYD para o município da Região Metropolitana, após um período de vácuo na indústria ocasionado pela saída da montadora Ford, em 2021.
Em seu discurso durante a inauguração da fábrica, nesta quinta-feira (09), Caetano comparou a postura de Lula a de seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) que, segundo ele, “não moveu uma palha para reverter a situação do fechamento da Ford”.
“No dia 1/01/2001, a Ford fechou em Camaçari sem dar satisfação a ninguém e o presidente à época não moveu uma palha para reverter a situação. Mesmo assim, nós reagimos, porém não obtivemos êxito. Precisou Luiz Inácio Lula da Silva voltar a ser presidente para trazer a BYD, que vai produzir 7x mais do que produzia a Ford”, disse Caetano.
Durante o evento, que conta com a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos três senadores baianos, Otto Alencar (PSD), Angelo Coronel (PSD), Jaques Wagner (PT), deputados federais, estaduais, vereadores, representantes do Judiciário baiano, além de oito ministros, o prefeito Luiz Caetano frisou que a articulação entre os governos federal e estadual foi fundamental “salvar o polo industrial de Camaçari”.
Segundo Caetano, a inauguração da BYD marca o início de uma “nova era” para Bahia, para o Brasil e para o Nordeste e recoloca o principal município da Região Metropolitana como protagonista no cenário industrial brasileiro.
Carine Andrade, Política Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.