N/A

Câmara aprova projeto que cria licença menstrual de dois dias para mulheres

47 views

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto que institui a “licença menstrual”, permitindo o afastamento de até dois dias por mês, sem prejuízo salarial, para mulheres que enfrentam sintomas severos associados ao ciclo menstrual.

A proposta integra o conjunto de projetos defendidos pela bancada feminina e incluídos na pauta desta semana, durante o chamado “esforço concentrado” de votações da Casa. A relatoria do projeto é da deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP).

A licença deverá beneficiar mulheres que sofrem com sintomas intensos, como enxaquecas, cólicas e fraqueza, especialmente quando o ciclo menstrual está relacionado a condições de saúde como síndrome pré-menstrual (SPM), síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose, entre outras, que podem comprometer o desempenho no trabalho. Para ter direito ao afastamento, será necessário apresentar laudo médico.

O texto também especifica que a licença será estendida às trabalhadoras do setor privado, incluindo estagiárias e empregadas domésticas.

Publicidade

Após a aprovação na Câmara, o projeto segue para análise do Senado Federal. Caso seja aprovado, seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

HEVELYN RODRIGUES

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima