Parlamentares e membros da sociedade civil lançam nesta segunda-feira (12) uma campanha nas redes sociais para destacar a importância das eleições para deputado federal e senador, marcadas para outubro. A iniciativa, chamada "Congresso amigo do povo", conta com o apoio de deputados de diferentes partidos, incluindo Luiza Erundina (PSOL-SP), Patrus Ananias (PT-MG) e Pedro Campos (PSB-PE).
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), um dos articuladores do movimento, enfatiza a necessidade de um Congresso mais qualificado. Ele afirma que o Parlamento pode ser um fator de progresso ou retrocesso e lembra que a eleição não se limita à escolha de presidente da República e governadores.
O nome da campanha foi escolhido como uma resposta ao lema "Congresso inimigo do povo", que ganhou destaque nas redes sociais no ano passado. Essa expressão surgiu após o motim bolsonarista contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em agosto, e foi adotada pela esquerda para criticar o Congresso em relação a pautas como a PEC da blindagem e a anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.
O cartunista Claudius Ceccon, um dos fundadores de O Pasquim, criou uma arte para ilustrar a campanha. A peça menciona algumas das principais bandeiras do governo Lula (PT), como o fim da escala de trabalho 6×1, a taxação dos super-ricos e o combate ao feminicídio.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





