A iniciativa Casa de Justiça e Cidadania, liderada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), nesta quarta-feira (1°) começa a levar serviços essenciais e promover soluções jurídicas diretamente à população em Canudos, no nordeste baiano.
Até a próxima sexta-feira (03), o evento ofereceu serviços gratuitos à comunidade, tanto pela manhã quanto à tarde. Dentre as ações mais procuradas, são:
Atendimento Jurídico: Realização de audiências de conciliação, perícias do INSS e consultas jurídicas.
Saúde e Documentação: Exames médicos, consultas odontológicas e emissão de documentos.
Capacitação: Oferta de oficinas de capacitação profissional e apresentações culturais.
Para a desembargadora Marielza Brandão, do TJ-BA, o projeto é inovador na busca por conciliação. “É um evento em que os juízes saem dos seus gabinetes e se preocupam não só em dar sentenças, mas em fomentar a Justiça Multiportas, permitindo que as pessoas encontrem soluções para seus problemas através da mediação e conciliação”, diz a magistrada.
Um dos pontos altos do evento foi a solenidade de abertura, que combinou cidadania com conteúdo histórico. O Sub-Procurador da República, Augusto Aras, ministrou uma palestra sobre “A Guerra de Canudos sob a perspectiva do sertanejo”, conectando a tragédia do passado com as necessidades atuais da região.
A programação também incluiu marcos importantes para o futuro judicial de Canudos:
Inauguração do CEJUSC: Foi inaugurado um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), que será um espaço fixo na cidade para mediação e conciliação em matérias Cível, Comercial, de Família e Fazendária.
Imagem da entrevista com o gestor e camiseta do evento | Foto: Reprodução / Ascom TRT-1
Para o Prefeito Jilson Cardoso (PSD) o momento é transformador para a região. “Canudos não será, nunca mais, a mesma Canudos e, sim, a Canudos do futuro. Acredito que estamos dando o ‘pontapé inicial’ para a reconstrução”, celebra.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.