N/A

Carnaval de Juazeiro sela publicamente aliança entre ACM Neto e Isaac Carvalho

7 views
Carnaval de Juazeiro sela publicamente aliança entre ACM Neto e Isaac Carvalho

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do União, realiza nesta sexta-feira (30) uma agenda em Juazeiro, no norte da Bahia, que celebra a aliança com o ex-gestor do município, Isaac Carvalho, do PSD. A parceria foi anunciada esta semana e vinha sendo discutida desde novembro do ano passado, conforme revelado pelo Política Livre.

A programação tem início às 10h, com a chegada em Petrolina, Pernambuco. Às 11h, ACM Neto, ao lado de Isaac, concede uma entrevista coletiva e participa de uma reunião com lideranças locais e regionais no Auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro. Às 13h30, ele participa de um almoço reservado para lideranças e, no início da noite, às 18h, acompanha Isaac no circuito do Carnaval da cidade.

Publicidade

A aproximação entre os ex-prefeitos foi articulada pelos deputados federais Adolfo Viana e Jordavio Ramos, ambos do PSDB, que acompanham ACM Neto na agenda. Durante sua declaração de adesão à oposição, Isaac criticou o governador Jerônimo Rodrigues, do PT, acusando-o de adotar uma gestão centralizadora e distante do diálogo com as lideranças regionais. Ele afirmou que o governo atual tem frustrado expectativas e gerado fissuras na própria base aliada, além de apontar indicadores negativos na segurança pública, geração de empregos e educação como sinais de esgotamento do modelo administrativo vigente.

Isaac Carvalho é historicamente uma das principais lideranças da esquerda no interior da Bahia, com forte influência em Juazeiro e no Vale do São Francisco. Ele foi prefeito do município por dois mandatos pelo PCdoB e, posteriormente, filiou-se ao PT. Em 2024, tentou retornar à disputa pela Prefeitura pelo PT, mas enfrentou restrições de elegibilidade na Justiça Eleitoral, o que inviabilizou sua candidatura.

Publicidade

O rompimento com o PT ocorreu ainda naquele ano, quando Isaac deixou a legenda e lançou seu sobrinho, Celso Carvalho, como candidato à prefeitura pelo PSD, partido ao qual também se filiou. Essa mudança de campo político é vista por aliados como uma estratégia de sobrevivência, já que Isaac pretende voltar a disputar a Prefeitura em 2028, ciente de que, no campo governista, a prioridade é a reeleição do atual prefeito, Andrei da Caixa, do MDB.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima