N/A

Carnaval Social promove inclusão, saúde e prevenção para pessoas em situação de vulnerabilidade de Salvador

3 views
Carnaval Social promove inclusão, saúde e prevenção para pessoas em situação de vulnerabilidade de Salvador

A Unidade de Acolhimento de Adultos (UAA) promoveu, na última segunda-feira (9), o Carnaval Social de Itapagipe, uma ação voltada para a população em situação de rua, trabalhadores da rede socioassistencial e de saúde, além da comunidade local. A iniciativa, que faz parte da agenda do Bloco da Prevenção, contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Durante o evento, foram distribuídos preservativos femininos e masculinos, lubrificantes, kits de higiene, materiais educativos e insumos de redução de danos, além de lanches e água mineral. A programação incluiu discussões sobre temas relevantes para o período carnavalesco, como a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o combate à violência contra a mulher, cuidados com o corpo e a promoção de hábitos saudáveis e práticas de autocuidado.

O Carnaval Social também proporcionou um ambiente de acolhimento e interação social, com apresentações da Banda do Caps Aristides Novis e um carro de som que tocou músicas cantadas pelos usuários. Essa combinação de informação e cuidado buscou criar um espaço de alegria e conexão entre os participantes.

Andrea Lais, gerente pela S3 do Projeto Girassóis de Rua, ressaltou a importância do evento para reforçar o papel das políticas públicas no cuidado integral e na promoção de direitos. Ela enfatizou que é possível celebrar de forma responsável, utilizando a cultura popular como uma estratégia educativa que aproxima os serviços da população, fortalece vínculos e amplia o acesso à informação, especialmente para aqueles que mais necessitam.

A ação foi resultado de uma mobilização comunitária e da articulação entre diversos serviços da rede, com abordagens educativas diretas que promoveram o sentimento de pertencimento e inclusão social. Entre os resultados já observados estão o aumento do acesso a informações e insumos preventivos, a conscientização sobre práticas seguras durante o Carnaval e o fortalecimento de uma cultura de cuidado, respeito, solidariedade e não violência.

A iniciativa foi idealizada de forma coletiva e contou com a colaboração de vários parceiros institucionais, incluindo CNR Itapagipe, Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), Ponto de Cidadania Itapagipe, UAIs Aspec, Cras Itapagipe, UAR, Caps Adilson Peixoto, Caps Gey Espinheira e Caps Aristides Novis.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima