O início de 2026 no mercado automobilístico brasileiro apresentou algumas semelhanças com o final de 2025, embora certos modelos tenham se destacado, enquanto outros perderam espaço. O mês de janeiro é conhecido por trazer mudanças significativas devido a promoções de fim de ano e ajustes na produção das montadoras. Apesar disso, a tendência observada foi de que SUVs, como o Chevrolet Tracker, continuam em alta, enquanto veículos populares, que dependem de vendas para empresas, como o Mobi e o HB20, enfrentaram dificuldades típicas do começo do ano. As informações foram fornecidas pela Jato Dynamics, em parceria com o UOL.
Entre os modelos que se destacaram no início de 2026, o Chevrolet Tracker se destacou ao recuperar sua posição após um ano difícil, tornando-se o sétimo carro mais vendido no geral e o segundo entre os SUVs compactos. A Toyota Hilux manteve sua liderança no segmento de picapes e alcançou a décima posição no ranking geral. O Volvo EX30, um SUV elétrico, fez sua estreia no primeiro lugar entre os carros de luxo, superando o BMW X1.
Por outro lado, a lista de modelos que perderam espaço foi mais extensa. O HB20, o Mobi e a Saveiro, que figuravam entre os dez mais vendidos em 2025, enfrentaram uma queda significativa no ranking, principalmente devido à diminuição das vendas diretas, que costumam esfriar em janeiro. O Nissan Kicks teve um desempenho insatisfatório, ficando fora dos 30 mais vendidos, na 31ª posição, com a nova geração não sendo bem aceita e o modelo antigo, agora chamado de Kait, ainda buscando espaço no mercado. O Honda HR-V, que havia sido o segundo SUV compacto mais vendido em 2025, caiu para a sétima posição em sua categoria. O Caoa Chery Tiggo 7 também perdeu espaço entre os SUVs médios, sendo superado por concorrentes como o Jeep Compass e o Haval H6, terminando em quinto lugar em seu segmento.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



