Cinco indígenas foram detidos na sexta-feira (9) em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, após serem flagrados com armas de fogo. A abordagem ocorreu durante um patrulhamento da Força Integrada no Trevo do Parque do Descobrimento, próximo ao Córrego da Barriguda. As armas, um revólver e uma garrancha, foram apreendidas, mas os indígenas foram liberados pela Polícia Militar após a intervenção de outros membros da comunidade.
A Polícia Militar informou que a ação foi motivada por um reforço no policiamento na área, que começou em outubro, após a morte de um pai e seu filho em um conflito envolvendo indígenas. Durante a abordagem, os agentes encontraram as armas no veículo ocupado pelos cinco indivíduos. No entanto, a decisão de liberar o grupo foi tomada em razão do risco à segurança dos policiais e de terceiros, considerando a quantidade de indígenas presentes, a localização remota e o horário noturno, que dificultava o apoio imediato.
Os indígenas foram identificados e o material apreendido foi enviado à Delegacia Territorial de Itamaraju. A Força Nacional, que também realiza operações na região, não participou dessa ação específica.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





