N/A

Com quatro jogos em sete convocações no ciclo, Neymar vê presença na Copa do Mundo de 2026 ameaçada; veja números

3 views

A presença de Neymar na Copa do Mundo de 2026 deixou de ser uma dúvida para se tornar, cada vez mais, uma incerteza. Com sequência de lesões e desempenho abaixo do esperado desde o retorno ao Santos, o craque vê sua participação no torneio ameaçada, mesmo com contrato renovado até o fim de 2026.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Publicidade

De volta ao futebol brasileiro em 2025, Neymar não conseguiu corresponder à expectativa de torcedores e fãs que imaginavam vê-lo sobrar no cenário nacional. Após se recuperar de uma grave lesão no ligamento cruzado, sofrida quando ainda atuava pelo Al-Hilal, o camisa 10 soma números modestos na atual temporada: 21 jogos, seis gols e três assistências — pouco mais da metade dos 43 jogos disputados pelo Santos em 2025.
 

Desde o início do ano, o atacante já sofreu três novas lesões musculares. A primeira, na coxa, ocorreu em 4 de março, com retorno apenas em 12 de abril. Cinco dias depois, no dia 17, voltou a sentir a mesma região e só retornou aos gramados em 21 de maio. Em 19 de setembro, sofreu nova contusão e segue sem previsão de retorno.
 


Foto: Raul Baretta/Santos FC
 

Somando as baixas desde o retorno ao futebol brasileiro, Neymar já ficou 104 dias fora de combate. Incluindo o período de transição entre Al-Hilal e Santos, o número sobe para 146 dias longe dos gramados.
 

CICLO DA COPA DE 2026
Os problemas físicos têm sido um obstáculo constante desde o fim da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Desde então, o camisa 10 foi convocado sete vezes, mas não pôde comparecer em três, por causa de lesões no tornozelo.

 

O primeiro corte ocorreu no amistoso contra o Marrocos, em 25 de março de 2023, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 sob comando do interino Ramon Menezes. Nos meses seguintes, ainda em tratamento, o atacante também ficou fora dos amistosos contra Guiné e Senegal, em junho. O Brasil venceu os guineenses por 4 a 1, mas sofreu uma derrota por 4 a 2 para os senegaleses, resultado que marcou o fim da passagem de Ramon Menezes pela Seleção.
 

Neymar voltou a vestir a amarelinha no início das Eliminatórias para 2026, já sob o comando de Fernando Diniz. Na estreia, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1, em 9 de setembro de 2023, com dois gols e uma assistência do atacante. Quatro dias depois, deu o passe para o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Peru.
 

Na terceira rodada, contra a Venezuela, o craque voltou a contribuir com uma assistência no empate por 1 a 1. Porém, no jogo seguinte, diante do Uruguai, em 18 de outubro, Neymar sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 0, em Montevidéu. Desde então, não voltou mais a atuar pela Seleção Brasileira.
 


Foto: Divulgação/CBF

 

A grave lesão o deixou 340 dias fora dos gramados, e o retorno, agora pelo Santos, ainda não trouxe o recondicionamento físico e técnico esperado.

MOMENTO ATUAL E CHEGADA DE ANCELOTTI
Desde a chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção, o técnico vem adotando um discurso firme sobre critérios para convocações. O treinador italiano reconhece a qualidade de Neymar, mas reforça que o atacante só voltará a ser chamado quando estiver em condições ideais.

 

“Neymar pode jogar no seu máximo nível nesta seleção sem nenhum problema. Quando ele está bem, tem a qualidade para jogar não apenas na seleção brasileira, e sim em qualquer equipe do mundo”, afirmou Ancelotti, às vésperas do amistoso contra o Japão.

 

LEIA TAMBÉM:

Sem Neymar, o Brasil encerrou a Data Fifa de outubro de 2025 com uma goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul e uma derrota de 3 a 2 para o Japão. Agora, os jogadores retornam aos clubes até a próxima Data Fifa, entre 10 e 18 de novembro — a última do ano.
 

Nos dois últimos amistosos de 2025, a equipe enfrentará Senegal, no Emirates Stadium, em Londres, e Tunísia, na Decathlon Arena, em Lille. Em 2026, o Brasil terá compromissos em março e junho, antes da disputa da Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá.
 

Enquanto isso, Neymar segue em recuperação e monitorado de perto pela CBF. No entanto, a certeza sobre sua presença na Copa do Mundo parece, a cada mês, mais distante.

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima