Tudo sobre China
Há 20 anos, a China tinha pouca capacidade de fabricar carros, mas hoje é líder global na produção e exportação de veículos, superando todos os outros países.
Apesar das promessas do presidente eleito Donald Trump de aumentar tarifas sobre produtos chineses, como os carros elétricos, a China continua a dominar a indústria automotiva, como mostra uma matéria do New York Times.
O mercado interno chinês é o maior do mundo, mas com o crescimento desacelerado, o país tem buscado expandir suas exportações, especialmente de veículos elétricos.
A China é líder na transição para carros elétricos, exportando mais do que qualquer outro país, com marcas como a BYD ganhando reconhecimento global. Os carros elétricos são especialmente populares na Europa e no Sudeste Asiático, devido ao seu preço competitivo.
Leia mais
Investimento governamental
- A China investiu pesadamente no desenvolvimento de veículos elétricos ao longo dos anos, com o governo oferecendo subsídios, empréstimos baratos e incentivos fiscais para as montadoras.
- Tal fato também levou a União Europeia a impor tarifas antissubsídios.
- Com o aumento da demanda por veículos elétricos, a China tem exportado carros a gasolina a preços reduzidos, especialmente para mercados de renda média e baixa, como América Latina, Oriente Médio e Rússia, após a saída das marcas ocidentais.
Embora as tarifas impostas por países como os EUA, União Europeia, Índia e Brasil busquem proteger suas indústrias locais, as vantagens competitivas da China, como a cadeia de suprimentos de baterias, tornam difícil para essas barreiras desacelerarem seu domínio.
Com suas vantagens de produção e custos mais baixos, é improvável que a resistência global consiga impedir o domínio da China na indústria automotiva por muitos anos.