N/A

Como e por que a radiação solar afeta o Sistema de uma aeronave?

15 views

Recentemente, a fabricante europeia Airbus anunciou o recall mundial de diversos modelos de aeronaves comerciais após constatar defeitos de software causados pela radiação solar. A radiação solar é a emissão energética que o Sol produz, quer ela atinja o planeta Terra ou não. Essa energia viaja pelo espaço por meio de ondas, abrangendo diferentes categorias como Luz Visível, Ultravioleta (UVA, UVB e UVC), Infravermelha (IV), Micro-Ondas, e partículas como Prótons, Elétrons e Núcleos Atômicos, provenientes de eventos como Flares e Ejeções de Massa Coronal.

Publicidade

A Terra recebe bastante radiação do Sol, o que ajuda a regular o sono e fornece energia para placas fotovoltaicas, mas também causa queimaduras na pele e incêndios florestais. Essa radiação solar está carregada de energia, que detém a capacidade de modificar aquilo que atinge, como seres vivos ou objetos. A atmosfera terrestre, um escudo invisível de gases, absorve parte da radiação UV, bloqueia parte dos raios X e Gama, e impede a maior parte das moléculas energéticas emitidas pelo Sol.

Contudo, quanto mais alto na atmosfera, mais fino é este escudo, tornando as aeronaves comerciais, que voam em grandes altitudes, mais suscetíveis a receber uma maior quantidade de radiação. A radiação modifica tudo aquilo que toca, dependendo da quantidade de energia recebida. No caso dos aviões da Airbus, foi divulgado que os dados de controle dos voos foram danificados.

O que é a Radiação Solar

Definição e Componentes

A radiação solar é tudo aquilo que o Sol emite direto pelo espaço e que chega, algum tempo depois, na Terra. Além da luz visível, o Sol emite partículas energéticas que viajam pelo espaço até à Terra por meio de ondas.

Impacto da Radiação Solar nas Aeronaves

Efeitos e Recall da Airbus

A radiação solar pode danificar o sistema de hardware das aeronaves, afetando o funcionamento do software. A radiação modifica significativamente a superfície e até o interior do veículo aéreo. Em 30 de outubro, um voo da JetBlu de Cancún para Newark sofreu uma queda brusca de altitude devido a um problema no controle do voo, resultando em ferimentos em passageiros e um pouso de emergência. Segundo a Airbus, o profundor parou de receber corretamente os comandos necessários para manter sua estabilização. Se um grande evento ocorrer no Sol, como uma Ejeção de Massa Coronal, e esta radiação em massa atingir a aeronave no meio do voo, isso compromete o funcionamento do software, colocando a vida de todos a bordo em risco.

Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 991552806(Whatsapp).

Fonte: https://olhardigital.com.br

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima