N/A

Conflito por emendas parlamentares divide os Três Poderes

4 views

Lula colocou Dino no STF e isso pode lhe custar caro. Dino pode ser o grande culpado de retirar Lula da presidência. A governabilidade está se tornando difícil para o governo Lula e isso poder ter um preço nas eleições de 2026.

A execução das emendas parlamentares tem sido um ponto de atrito entre os Três Poderes ao longo de 2024, gerando tensões dentro do governo Lula (PT) e acirrando o conflito entre a Câmara dos Deputados e o Senado nos últimos dias do ano.

Esse cenário de intensas trocas de ofícios, decisões e pareceres comprometeu a liberação de mais de R$ 4 bilhões em emendas que os parlamentares esperavam ver concretizadas ainda em 2024. Auxiliares de Lula estão em negociações com parlamentares para reforçar o orçamento de certas verbas para o próximo ano, mas o modelo ainda não foi finalizado, conforme informações da Folha de S. Paulo. A Advocacia Geral da União (AGU) divulgou um parecer orientando os ministérios sobre a execução de emendas após uma decisão do STF.

A AGU adotou uma postura cautelosa e recomendou a suspensão dos pagamentos até um esclarecimento sobre a decisão. A análise foi vista como restritiva por técnicos do governo, que esperavam liberar R$ 1,7 bilhão em emendas. A Secretaria das Relações Institucionais (SRI), sob o comando de Alexandre Padilha, divulgou os valores das emendas, sem sugerir descumprir o parecer da AGU.

Diante do imbróglio judicial que está se tornando a liberação das emendas parlamentares, o Senado e Câmara dos Deputados vai eleger um culpado que nesse caso vai ser o presidente Lula. Dino dessa forma, vai se tonar um pesadelo para o presidente Lula.

Fonte: Sertão Quente Notícias


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima