N/A

Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade reforça pioneirismo de Salvador após edição na capital e celebra legado

5 views

O 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador na última semana, encerrou com um balanço positivo, focado na conciliação entre conscientização ambiental e progresso econômico.

 

O evento, que teve como tema central “A Bahia e o Brasil na COP30: Desafios e Oportunidades”, reuniu juristas e especialistas para debater temas cruciais como conservação marinha, governança e a promoção de um equilíbrio ecológico e social.

 

Foto: Sidney Haack

 

Realizado no histórico Palacete Tira-Chapéu, o congresso foi uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. 

 

Para a presidente da ACB, Isabela Suarez, sediar o evento em Salvador, reforça o pioneirismo da cidade.

 

“É um trabalho importante poder fazer parte desta história, incentivar todas as atividades econômicas que reforcem a dotação natural de Salvador e da Bahia, que é o turismo,” afirmou Suarez.

 

Foto: Sidney Haack

 

O presidente do IbradeS, Georges Humbert, destacou que o evento entregou à sociedade “propostas, soluções, elementos e dados de várias matizes” para a tomada de decisões. 

 

Ele ressaltou a importância da “pacificação social”, mencionada pelo ex-presidente Michel Temer, e a defesa de que a sustentabilidade deve ser vista “com um olhar de amor e de carinho”.

 

O presidente do LIDE, Mário Dantas, reforçou a abordagem ampla do congresso, que, segundo ele, não se limita ao meio ambiente, mas abrange o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

 

Entre os palestrantes, o ministro do STJ Humberto Martins defendeu a paz e o amor como base para o crescimento, e o desembargador Jatahy Júnior destacou os esforços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que conquistou o primeiro lugar em desempenho de sustentabilidade entre tribunais de grande porte.

 

 

Foto: Sidney Haack

 

“Esse evento diz claramente: trate bem do meio ambiente, meio ambiente é vida, é crescimento e proteção das atuais e futuras gerações e só podemos caminhar nesta caminhada da vida, defendendo a vida. Defender o meio ambiente é defender a vida; defender o meio ambiente é defender o crescimento. […] O que devemos fazer para contribuir? Devemos, todos nós, juntos, cada um participando, dentro de um sentimento redobrado, defendendo a agenda ambiental, a vida, plantando o verde, regando a sua plantinha, cooperando para a paz, construindo um mundo justo, solidário e fraterno. Essa é a participação de cada um.”

 

O evento contou ainda com painéis sobre a “Economia do Mar” e um painel inteiramente feminino sobre liderança sustentável, além de uma exposição de arte sustentável com obras do artista Billy Oliveira, que utiliza material reciclado. A conferência de encerramento do evento foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares.

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima