N/A

Criticado pelo governo e atacado nas redes, Motta comemora apoio à sua gestão medido por pesquisa Genial/Quaest

30 views

Chamado de “traidor do povo brasileiro” e de “defensor dos privilégios dos ricos” em diversas postagens nas sociais por defensores do governo federal, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou, nesta quarta-feira (2), o resultado de uma pesquisa Genial/Quaest que mostra aprovação à sua gestão entre os deputados federais. 

De acordo com a pesquisa, 68% dos deputados avaliam a gestão do presidente da Câmara como positiva. Para outros 25%, a gestão de Motta seria apenas regular, e classificam sua presidência como negativa (1% dos parlamentares entrevistados não respondeu).

Encomendado pela Genial Investimentos, o levantamento foi realizado entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. Foram ouvidos 203 deputados, o equivalente a 40% da composição da Câmara. A amostra foi feita por região geográfica e pela orientação ideológica dos partidos, com base no projeto Brazilian Legislative Surveys.

Em postagem nas suas redes sociais, o presidente da Câmara comemorou o resultado. Hugo Motta agradeceu pela confiança dos que apoiam a gestão dele, assim como dos que discordam, mas que, segundo ele, o respeitam. 

“É gratificante ter um forte respaldo dos deputados governistas e os de oposição, ter o apoio dos colegas de direita, de centro e de esquerda. Isso diz muito do trabalho que todos nós estamos realizando na Câmara. Seguimos juntos, unidos, com diálogo, equilíbrio e responsabilidade”, afirmou.

Apesar de embates recentes com o governo Lula, o apoio a Motta é maior entre os deputados da base do governo Lula do que com a oposição: 77% dos governistas avaliam positivamente o presidente da Câmara (20% avaliam como regular e 2% negativamente).

Entre os opositores do governo federal, Motta tem gestão positiva para 47%, regular para 42% e negativa para 9%.

Hugo Motta participou, nesta quarta, da abertura do 13º Fórum de Lisboa, evento na capital de Portugal que tem como anfitrião o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Em sua fala no evento, Motta afirmou que o Congresso Nacional está empenhado com a “agenda da eficiência e da sustentabilidade fiscal do Estado brasileiro”. 

Segundo o deputado, o Congresso “tem assumido o protagonismo na construção de marcos regulatórios que equilibram inovação com responsabilidade, liberdade e proteção, crescimento com sustentabilidade”.

Fonte: Bahia Notícias


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima