N/A

De Superman ao Homem-Aranha: veja clubes que lançaram camisas inspiradas em filmes e super-heróis

2 views

É bastante comum ver nas histórias em quadrinhos grandes super-heróis deixando momentaneamente as suas cidades de lado para trilharem aventuras em outros locais, ou até mesmo universos e realidades diferentes. No caso do Superman, é natural vê-lo saindo de Metrópolis para ajudar o Batman em Gotham City, o Flash em Central City, ou até mesmo versões dele mesmo em outros universos — como em All-Star Superman #6, criada por Grant Morrison e Frank Quitely em 2007, onde foi responsável por defender as três dimensões espaciais com a dimensão do tempo em um único conceito de universo quadrimensional.

 

Partindo desse contexto, não seria absurdo se surpreender com a vinda de um dos heróis mais famosos dos quadrinhos a Salvador, na Bahia. E desta vez, nem o Homem de Aço escapou dos gramados.

 

O Esporte Clube Bahia e a Puma, em colaboração com a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products, apresentaram na última terça-feira (8) um uniforme especial inspirado no Superman, personagem icônico da DC Comics. A peça será utilizada oficialmente no próximo dia 12 de julho, quando o Tricolor enfrenta o Atlético-MG pela 13ª rodada do Brasileirão.

 

A ação promove o novo filme “Superman”, estrelado por David Corensweth e dirigido por James Gunn, novo co-CEO da DC Studios, que dará o pontapé inicial ao novo universo cinematográfico da DC Comics, reformulado após a fusão entre Warner Bros. e Discovery — um novo direcionamento à principal concorrente da Marvel Studios, da Disney.

 

Partindo dessa linha narrativa, ao longo dos anos, clubes de futebol vestiram a “capa” do marketing cinematográfico e lançaram uniformes inspirados em grandes produções do cinema. De heróis e vilões a projetos de peso da sétima arte, as camisas ganharam o escudo do entretenimento e transformaram os jogadores em protagonistas dentro e fora de campo. O Bahia Notícias preparou uma lista com alguns exemplos. Confira:

 

ATLÉTICO DE MADRID (2004/05)
Em 2004, o Atlético de Madrid se tornou pioneiro em unir futebol e cinema. Naquele ano, o clube espanhol fechou um acordo com a Columbia Pictures, possibilitando que o estúdio utilizasse o espaço de patrocínio nas camisas da equipe para divulgar seus lançamentos cinematográficos. O contrato foi firmado por US$ 6,2 milhões e teve forte influência do então presidente do clube, Enrique Cerezo, que também é produtor de cinema.

 

A parceria trouxe dinamismo à identidade visual do uniforme, com a troca frequente da estampa de patrocínio a cada nova estreia nos cinemas. Entre as produções promovidas estavam grandes sucessos como Triplo X, Resident Evil, Hellboy e O Código Da Vinci. Ao todo, 16 filmes diferentes estamparam as camisas colchoneras ao longo da temporada.

 

A ação mais emblemática ocorreu durante a disputa da Copa Intertoto, quando o Atlético surpreendeu ao entrar em campo com uma camisa ilustrada pelo símbolo do Homem-Aranha, do filme “Homem-Aranha 2”. O a marca apareceu “sobrevoando” a parte frontal do uniforme, rompendo com as tradicionais listras verticais vermelhas e brancas do clube. 


Fotos: Divulgação

 

JUVENTUDE (2005)
Em 2005, o Esporte Clube Juventude protagonizou uma ação incomum no futebol brasileiro ao transformar seu uniforme em vitrine para grandes lançamentos do cinema. O clube de Caxias do Sul fechou um contrato de patrocínio com a Twentieth Century Fox Home Entertainment e a Videolar, então responsável pela fabricação e distribuição de DVDs e fitas cassetes no Brasil.

 

Avaliado em cerca de R$ 1 milhão, o acordo previa que o Juventude utilizasse o espaço de patrocínio master em sua camisa para promover os principais títulos do catálogo da Fox. Entre os filmes divulgados estavam sucessos como Garfield 2, Sr. e Sra. Smith, Titanic, A Pantera Cor-de-Rosa e Robôs.

 


Foto: Divulgação

 

RAYO VALLECANO (2012)
Em 2012, o Rayo Vallecano, clube tradicional da Espanha, entrou em campo com um uniforme inusitado. Por meio de uma parceria com a Marvel, o time madrilenho estampou em sua camisa os filmes Homem de Ferro e Os Vingadores, promovendo personagens icônicos como Thor, Hulk, Viúva Negra e Capitão América — todos parte do universo cinematográfico da Disney.

 

A ação publicitária teve seu ápice na 36ª rodada da La Liga, quando o Rayo enfrentou o Barça vestindo a camisa dos Vingadores. Apesar da goleada sofrida por 7 a 0 — Messi (duas vezes), Alexis Sánchez, Keita, Pedro (duas vezes) e Thiago marcaram para o time catalão — a partida entrou para a história pelo simbolismo da peça, já que pode se dizer que nem com a ajuda dos heróis mais poderosos da terra, os Franjirrojos foram capazes de vencer o imbatível Barcelona treinado por Pep Guardiola e comandado por Lionel Messi em seu auge. 

 


Foto: Divulgação

 

SAMPDORIA (2014)
Em 2014, a Sampdoria inovou no marketing esportivo ao fechar uma parceria pontual com a Dimension Films. O acordo visava promover o filme Sin City – A Dama Fatal, sequência do aclamado longa baseado nos quadrinhos de Frank Miller.

 

Como parte da ação, o logotipo do filme foi estampado no espaço de patrocínio master da camisa do clube italiano durante três partidas do Campeonato Italiano.

 


Foto: Divulgação/Sampdoria

ÍBIS (2021)
Em 2021, o Íbis Sport Club, conhecido popularmente como “o pior time do mundo”, anunciou uma parceria com a Warner Bros para divulgar o filme O Esquadrão Suicida. O longa estampou a camisa do clube pernambucano em uma campanha promocional.

 

Na ocasião, o Íbis publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando o trailer do filme, com a participação de Mauro Shampoo — ex-jogador e cabeleireiro do clube — representando o time. O teaser começa com a frase “Os piores vilões do mundo”, seguida por “Para o horrivelmente belo futebol do Íbis Sport Club”. Logo após, os jogadores surgem em campo vestindo o novo uniforme, que traz o nome do filme estampado nas costas.

 


Foto: Divulgação/Íbis Sport Club

 

INTERNAZIONALE (2023)
Na temporada 2023/24, a Inter de Milão elevou o patamar das parcerias entre futebol e cinema. Patrocinada pela plataforma Paramount+, a equipe italiana utilizou camisas temáticas para promover franquias cinematográficas da Paramount Pictures. Entre os destaques estiveram os uniformes inspirados em Tartarugas Ninja: Caos Mutante e Transformers: O Despertar das Feras, que foram usados tanto em partidas da Série A quanto em competições europeias.
 


Foto: Divulgação/Internazionale


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima