O deputado estadual Zé Raimundo (PT) protocolou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para “batizar” um trecho da BA-262 que liga o distrito de Padroso ao distrito de Bate-Pé, em Vitória da Conquista. A proposta é de que a rota passe a se chamar “Rodovia Leoni dos Santos Ferreira”, que foi administrador e um dos fundadores de Bate-Pé.
No texto, Zé Raimundo exalta a trajetória de Leoni dos Santos Ferreira (1932-2023), afirmando que o gestor foi um dos protagonistas do desenvolvimento de Bate-Pé, um dos distritos mais populosos de Vitória da Conquista. Segundo o parlamentar petista, Leoni era “referência na liderança comunitária” e defensor dos “interesses da população local”.
“Com humildade, espírito fraterno e dedicação ao próximo, construiu sua trajetória como lavrador, sempre engajado nas causas da coletividade. Juntamente com personalidades locais, como Ney Ferreira e Ramiro Silva, foi um dos fundadores do Distrito de Bate-Pé, após intensa mobilização e persistente atuação. Desde o surgimento da ideia de criação do distrito, o senhor Leoni mostrou-se um entusiasta incansável, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da localidade. Exerceu por quase três décadas o cargo de administrador distrital de Bate-Pé, tendo se tornado referência de liderança comunitária, comprometido com o diálogo, o trabalho e a defesa dos interesses da população local”, escreveu Zé Raimundo no texto.
“Seu Leoni”, conforme é conhecido na região, também é autor do livro “Conto de um camponês”. A obra, em muitos momentos, conta a história da fundação de Bate-Pé, que ocorreu na década de 70. O processo de origem do distrito se deu a partir da construção da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, em 1969.
Seu Leoni segurando seu livro Conto de um Camponês | Foto: Reprodução / Facebook / Bate-Pé em Destaque
O nome curioso de Bate-Pé chegou a ser explicado por Leoni em entrevista para a prefeitura de Vitória da Conquista em 2023. A região antes era chamada de “Lagoa de Cassiano”.
“O nome veio após uma pessoa desconhecida ter se enforcado em um umbuzeiro que ficava à margem da estrada. As pessoas que passavam pela árvore escutavam os pés do morto ainda batendo e daí surgiu esse nome”, explicou.
O TRECHO
No final de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi ao distrito e assinou a ordem de serviço autorizando o projeto para execução das obras de pavimentação de 22 quilômetros do entrocamento da BR-262 (ligação entre Pradoso a Bate-Pé). O investimento previsto para a obra é de R$ 25,2 milhões.
A previsão é que o trabalho seja finalizado até junho de 2025
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.