Os dois principais clubes de Feira de Santana se destacaram na fase de grupos da Série B do Campeonato Baiano e avançaram para a próxima fase da competição. Neste sábado (5), Fluminense e Bahia de Feira se enfrentam em partida válida pelo jogo de ida das semifinais do torneio, a partir das 15h, no Estádio Alberto de Oliveira. Além de valer uma vaga na final, a equipe que vencer os dois duelos também garante uma vaga na elite do futebol do estado.
Durante a primeira fase da segunda divisão do estadual, as equipes da cidade apelidada de”Princesa do Sertão” garantiram a 2ª e a 3ª colocação na tabela, respectivamente, além de terem garantido a mesma quantidade de pontos.
Durante os nove jogos disputados, o Tremendão e o Touro do Sertão venceram seis duelos, empataram dois e foram derrotados em apenas uma das oportunidades cada. Com os resultados, ambos os times ficaram com 20 pontos na tabela do Baianão. O fator que diferenciou as posições das equipes foi o saldo de gols. Enquanto o Bahia de Feira garantiu 23 gols de vantagem, o Flu ficou com onze, e garantiu a 3ª colocação.
Historicamente, os clubes feirenses se enfrentaram cerca de 22 vezes desde 2009. Dentre esses duelos, o Bahia de Feira disparou com 10 triunfos contra somente 2 do Touro do Sertão. Além disso, os clubes também registraram 10 empates.
Foto: Divulgação / Rafael Falcão
BAHIA DE FEIRA
O histórico do Tremendão no Campeonato Baiano conta com um título da elite do estadual e três taças da Série B da competição. Os troféus da segunda divisão do torneio foram em 1982, 1986 e 2009. Já em 2011, o Time da Tradição foi o campeão baiano da edição.
Em conversa com o Bahia Notícias, o presidente do clube feirense, Thiago Souza, revelou as expectativas do time para a partida e afirmou que será um duelo parelho devido ao desempenho das equipes na competição.
“Olha, a gente sabe que serão dois jogos muito difíceis, não só por ser um clássico, mas por se tratar de uma equipe qualificada, como é o Fluminense, como demonstrou na competição, uma equipe que, juntamente com o Bahia de Feira, fez a mesma quantidade de pontos na primeira fase, então a gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, um jogo onde terá sucesso quem errar menos. Em relação ao futuro, a gente não está pensando ainda em nada de se subir, de reforço, nada disso. A gente só está pensando nessas duas partidas, que de nada vale para o Bahia de Feira e o Fluminense de Feira quem ficar pelo caminho nessa semifinal”, completou o gestor.
Além disso, o técnico João Carlos Ângelo também confirmou a disputa de um jogo “atípico” por ser um dos maiores clássicos do interior da Bahia. Durante a conversa com o BN, o treinador ainda elogiou a performance do elenco até então na competição.
“A gente sabe que aqui essa semifinal é um jogo atípico por ser um clássico, tem uma atenuante ainda mais emocional, ainda mais forte, mas a equipe está bem preparada, a equipe tem trabalhado muito bem, tem performado bem na competição”, disse o comandante do Bahia de Feira.
Foto: Reprodução / Instagram
FLUMINENSE DE FEIRA
O Touro do Sertão, por sua vez, possui dois títulos da Série A do Campeonato Baiano, que foram conquistados nas edições de 1963 e 1969. Além disso, foi vice-campeão por seis anos quando esteve na elite do futebol da Bahia.
Ainda em conversa com o Bahia Notícias, o técnico do Fluminense de Feira, Edu Silva, analisou a partida como uma grande oportunidade para voltar à elite do futebol baiano.
“As expectativas são as melhores possíveis. Vejo como uma grande oportunidade um clube tão importante conseguir voltar à primeira divisão. Vamos enfrentar uma grande equipe, mas com muita humildade e trabalho vamos fazer o possível para realizar este feito, que é o acesso e consequentemente brigar pelo título”, disse Edu.
Já o gestor do Flu, Filemon Neto, ressaltou a concentração do elenco para a semifinal da Série B do Campeonato Baiano. Durante a entrevista, o presidente ainda disse que o “time da cidade” era o Touro do Sertão.
“O Fluminense está com a cabeça muito focada para esse jogo. Nossos pés muito firmes no chão. O jogo não vai ser nada fácil, a equipe do Bahia de Feira fez uma grande primeira fase e merece todo nosso respeito. O Touro do Sertão é o time da cidade e com apoio da torcida vamos confirmar a crescente do time com um bom jogo e se Deus permitir um bom resultado. Os jogadores entendem a importância do acesso para nossa torcida e estão prontos para dar a vida em campo pelo nosso acesso”, completou o presidente.
Foto: Reprodução / Instagram
O jogo de volta entre os clubes de Feira de Santana será no próximo sábado (12). A bola vai rolar também a partir das 15h no Estádio Jodilton Souza.
Na outra chave da segunda fase da competição, Galícia e Itabuna se enfrentam neste domingo (6) e no próximo dia 13, para definir os finalistas da segunda divisão do torneio estadual.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.