Autarquia mantém a manobra obrigatória, mas ela passa a ser feita ao final do circuito de rua, e autoriza uso de carro automático
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou mudanças na realização da baliza, manobra que integra o exame prático para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Diferentemente de pelo menos seis estados que decidiram retirar a baliza do circuito fechado, a Bahia manterá a exigência. A alteração aqui será no momento em que a manobra é realizada. A partir de agora, segundo o Detran, a baliza passará a ser feita ao final do trajeto de rua, e não mais como primeira etapa do teste.
São Paulo, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás já aprovaram mudanças que eliminaram a baliza em área demarcada. Mesmo nesses locais, porém, o candidato ainda precisa estacionar o veículo próximo ao meio-fio ao menos uma vez durante o percurso.
Outra novidade na Bahia é a autorização para o uso de carros automáticos na prova prática. O Detran informou que a medida já está confirmada e aguarda apenas a publicação do Manual Brasileiro de Direção Veicular pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A expectativa é que outros estados adotem mudanças semelhantes nas próximas semanas, já que cada autarquia tem autonomia para definir suas próprias normas.
As alterações seguem a resolução 1.020 do Contran, publicada em dezembro de 2025, que atualiza regras para tirar e renovar a CNH.
Fonte: Bahia.ba
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






