
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio (foto em destaque), pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (20/2). O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que nomeará Juracy Cavalcante Lacerda para substituí-la na pasta.
O próximo secretário é o atual diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). “Juracy é um excelente gestor. No lugar dele, colocarei Cleber Monteiro, atual vice-presidente do Iges”, disse Ibaneis ao Metrópoles.
A justificativa apresentada por Lucilene a Ibaneis para entregar o cargo envolveu motivos pessoais. Recentemente, ela havia comunicado ao governador sobre a intenção de cuidar da própria saúde. “Ela me disse que estava há seis anos sem tirar férias. Está cansada”, completou o chefe do Executivo local.
O anúncio da demissão se deu dias após o Governo do Distrito Federal (GDF) criar um comitê gestor para adotar ações na Saúde.
O grupo, que seria presidido pelo atual secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, ficaria responsável por orientar, coordenar e planejar medidas no setor.
Pouco depois, porém, após questionamentos de entidades e deputados, o governador reformulou o comitê e colocou a então secretária de Saúde como líder.
Trajetória
Lucilene estava no cargo de secretária desde junho de 2022. Ela foi a quinta pessoa a ocupar o cargo nos dois governos de Ibaneis Rocha.
Ela é ginecologista e obstetra da rede pública desde 2000, atuou como vice-presidente do Iges-DF, superintendente de Saúde das regiões Oeste e Sudoeste e secretária-adjunta de Assistência à Saúde da pasta distrital.