Dia mais longo do ano e chuva de meteoros – veja no Calendário Astronômico de dezembro

Dia mais longo do ano e chuva de meteoros – veja no Calendário Astronômico de dezembro

Dia mais longo do ano e chuva de meteoros – veja no Calendário Astronômico de dezembro


O último mês do ano está entre nós e temos uma nova lista incrível de eventos astronômicos. Dessa vez, temos uma das chuvas de meteoros mais esperadas do ano e o dia mais longo de 2024. Confira tudo no nosso Calendário Astronômico de dezembro do Olhar Digital.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

Calendário Astronômico de dezembro

1 de dezembro: Lua Nova às 09h48.

4 de dezembro: Conjunção da Lua e Vênus. A Lua e Vênus compartilharão a mesma ascensão reta, com a Lua passando 2°15′ ao sul de Vênus. Quase ao mesmo tempo, os dois objetos também farão uma aproximação.

sistema solar
Sistema Solar. (Imagem: Triff / Shutterstock.com)

5 de dezembro: Chuva de meteoros Cassiopeias. Durante este período, haverá uma chance de ver meteoros φ-Cassiopeias de dezembro sempre que o ponto radiante da chuva – na constelação de Andrômeda – estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis aumentando quanto mais alto o ponto radiante estiver no céu. O melhor horário para observar será entre às 21h e às 3h.

6 de dezembro: Marte entra em movimento retrógrado. Marte entrará em movimento retrógrado, interrompendo seu movimento usual para o leste através das constelações e se voltando para o oeste.

7 de dezembro: Conjunção de Vênus e Plutão.

8 de dezembro: Aproximação entre a Lua e Saturno e ocultação lunar de Saturno.

9 de dezembro: Lua Crescente às 02h56.

9 de dezembro: Ocultação lunar de Netuno.

12 de dezembro: Lua no perigeu. No perigeu, nosso satélite natural chega a ficar até 14% mais brilhante no céu, quando visível.

14 de dezembro: Chuva de meteoros Geminídeas. Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, a chuva de meteoros Geminídeas vai atingir seu pico entre quarta (13) e quinta-feira (14), madrugada que representa a melhor oportunidade para ver incríveis “estrelas cadentes”, que, nesse caso em específico, são bem brilhantes e podem ser até coloridas.

Aqui no Brasil, espera-se que seja possível observar acima de 50 meteoros por hora, dependendo das condições meteorológicas e do local de observação.

Imagem composta de um surto da chuva de meteoros Dracônidas sobre Modra, na Eslováquia, em 8 de outubro de 2018. Crédito: Composição adquirida via AMOS (Automatic Meteor Orbit System Camera) pelo astrônomo Juraj Tóth.

15 de dezembro: Lua Cheia às 18h29.

18 de dezembro: Lua perto de Marte e ocultação lunar de Marte.

Em 25 de dezembro, às 01:59 GMT, Mercúrio (mag -0,4) aparecerá em sua maior distância aparente a oeste do Sol: os corpos celestes estarão separados por 22°. O evento é chamado de maior alongamento. É o melhor momento para observar Mercúrio, então não perca a chance!

18 de dezembro: Lua perto de Marte; ocultação lunar de Marte.

21 de dezembro: Solstício de verão. O sol alcança sua maior altura no céu. Na ocasião, o dia é mais longo e a noite mais curta.

Crédito: Vito Technology, Inc. via Starwalk.space

22 de dezembro: Lua Minguante às 22h29.

24 de dezembro: Lua no apogeu. A Lua atingirá o ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra e parecerá um pouco menor do que em outros momentos.

Ainda este mês mais sem data definida

New Glenn: O lançamento do foguete New Glenn-1, batizado em homenagem ao astronauta John Glenn, que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962, marca um passo significativo para a Blue Origin. A empresa aeroespacial de Jeff Bezos vem desenvolvendo o veículo há mais de uma década. Com 98 metros de altura, este será um dos foguetes mais altos e potentes do mundo, capaz de transportar até 45 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra. O lançamento será realizado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A New Glenn levará a nova plataforma de espaçonave Blue Ring da empresa. A data, no entanto, ainda não está definida, mas deve ocorrer ainda em 2024.

O novo foguete da Blue Origin, New Glenn, ganha data de lançamento. Crédito: Blue Origin

Starship: Após um voo em novembro, o maior foguete do mundo pode se despedir de 2024 com mais uma decolagem. Agora, os objetivos devem ser ainda mais ousados em um novo voo desse gigante. Resta, entretanto, definir uma data.


Pesquisar
Rolar para cima