A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer, e ele perderia a eleição de 2026 em um eventual segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. É o que aponta pesquisa da LatAm Pulse, realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg News e divulgada nesta quinta-feira (27/08).
Segundo o levantamento, Tarcísio aparece na liderança com 48,4% das intenções de voto, contra 46,6% de Lula em uma simulação de segundo turno. O resultado representa uma virada em relação a julho, quando o petista tinha vantagem de cerca de quatro pontos percentuais sobre o adversário.
Em uma disputa contra Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e prestes a ser julgado por suposta trama para golpe de Estado, Lula aparece empatado em 48,3%. Já contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, cotada como possível candidata da direita, o presidente venceria por 48,8% a 47,9%.
A pesquisa também aponta queda na popularidade de Lula, que recuou dois pontos percentuais em agosto, atingindo 48% de aprovação. Já a desaprovação subiu para 51%, refletindo a perda do impulso político que havia obtido após o embate com Donald Trump.
O levantamento ouviu 6.238 pessoas em todo o Brasil, entre 20 e 25 de agosto, e tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Informe Baiano
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.