O ex-deputado do Partido Republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros 17 de outubro de 2025 | 20:07
Donald Trump perdoa ex-deputado que é filho de brasileiros, e George Santos vai deixar cadeia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou nesta sexta-feira (17) o ex-deputado do Partido Republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros que cumpria pena de sete anos de prisão por fraude eletrônica e roubo de identidade.
“George Santos era um pouco rebelde, mas há muitos rebeldes no nosso país que não precisam cumprir sete anos de cadeia”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social, em um longo post dizendo que começou a pensar em Santos depois do caso do senador democrata Richard Blumenthal, acusado de mentir sobre o próprio histórico militar na Guerra do Vietnã.
“Isso é muito pior do que fez George Santos, e pelo menos Santos teve a coragem, convicção e inteligência de SEMPRE VOTAR EM REPUBLICANOS”, afirmou Trump, com suas habituais maiúsculas. “George está na solitária por longos períodos de tempo e, aparentemente, foi terrivelmente tratado. Por isso, acabo de assinar sua comutação, libertado George Santos da prisão IMEDIATAMENTE. Boa sorte, George, tenha uma ótima vida!”
Santos, 37, está preso desde julho após sua condenação em abril —em 2024, ele se declarou culpado dos crimes pelos quais foi acusado. O ex-deputado reconheceu que recebeu seguro-desemprego de forma indevida e enganou doadores de campanha para conseguir centenas de milhares de dólares.
Criado em Nova York, Santos foi eleito para o Congresso dos EUA pelo Partido Republicano em 2022, mas viu sua carreira política implodir rapidamente diante de questionamentos sobre a arrecadação de fundos e relatos de que ele havia inventado partes de sua biografia. Ele se tornou o sexto deputado a ser expulso da Câmara dos Representantes na história.
Victor Lacombe/Folhapress
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.