Após ultrapassar a Tesla em vendas anuais e se consolidar no mercado de carros movidos a energia limpa, a gigante chinesa de veículos elétricos BYD volta sua atenções para o mercado de carros esportivos de luxo.
Considerada uma marca premium da BYD, a Denza mostrou do que é capaz nesta quarta-feira (23) com o “modelo Z”, exibido durante a abertura do Salão do Automóvel de Xangai (Auto Shanghai). A convite da montadora, o Bahia Notícias esteve no evento para acompanhar os próximos lançamentos da marca.
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
O novo projeto anunciado é marcado por uma cor chamativa, o azul-escuro (blue opel), e esbanja personalidade com um design que tem o objetivo de fazer frente a marcas de alto padrão como Mercedes e Porsche, competindo com o 911.
Com tecnologia de ponta embarcada no esportivo, a perspectiva é que o Z seja a porta de entrada para que a Denza implemente as modernidades em futuros modelos para o público geral.
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Um dos pontos a ser destacado com o lançamento é que o Denza Z se diferencia dos esportivos tradicionais a combustão por incorporar um sistema de direção eletrônica (steer-by-wire) controlado por inteligência artificial.
Conforme a empresa, o recurso é capaz de oferecer maior suavidade e precisão na condução urbana, sem comprometer o desempenho em pistas. Outra novidade é o volante dobrável, projetado para aumentar a segurança ao liberar espaço em colisões e dar aspecto futurista ao interior do veículo.
Apesar de mostrar parte das tecnologias do veículo, a Denza não detalhou as especificações ou os preços para o mercado.
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
DENZA NO BRASIL
A Denza chega ao Brasil ainda em 2025, com expectativa de ser lançada durante o segundo semestre. E para entender como a marca deve se posicionar no mercado nacional, o Bahia Notícias conversou com Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil, durante o salão de Xangai.
Em entrevista exclusiva, ele indicou que a Denza chega ao país como a roupagem premium da BYD, que atualmente atua como marca de grande volume, e revelou que no primeiro momento as apostas serão feitas em dois modelos: um SUV e um esportivo coupé elétrico.
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
“As concessionárias Denza serão exclusivas, dotada de vendas e pós-venda, dentro de um conceito novo de revenda”, afirmou.
Antunes também foi questionado sobre unidades da marca serem instaladas na Bahia e revelou que a possibilidade é estudada pelo grupo. Para a largada no país, o diretor de vendas confirmou que pelo menos uma concessionária será inaugurada no Nordeste e Salvador é uma das cidades no páreo.
“A proposta das quatro primeiras lojas, as do lançamento, tem uma loja no Nordeste, estamos na definição em qual estado. Mas logo na sequência teremos sim uma Denza em Salvador”, finalizou.
SALÃO DE XANGAI
Considerado o maior salão do automóvel da China, o evento desta quarta atraiu montadoras nacionais e estrangeiras, que exibiam seus modelos para jornalistas no centro de exposições da capital financeira do país asiático.
O Salão é realizado no National Exhibition and Convention Center (NECC), ocupando 13 pavilhões e uma área superior a 360 mil metros quadrados.
O tema central desta edição será “Mobilidade Inteligente, Sustentabilidade e Inovação”, refletindo o foco crescente da indústria chinesa em veículos elétricos, tecnologias conectadas e soluções de condução autônoma.