Presidente publicou nas redes texto em comemoração aos 40 anos da posse de José Sarney na Presidência 15 de março de 2025 | 14:34
É preciso defender a democracia contra quem planeja volta do autoritarismo, diz Lula
O presidente Lula (PT) comemorou neste sábado (15) os 40 anos da posse de José Sarney na Presidência da República —momento que marcou o fim da ditadura militar (1964-1985).
“Nestes 40 anos de democracia, apesar de momentos muito difíceis, demos passos importantes para a construção do país que sonhamos. Um país democrático, livre e soberano”, disse.
Lula afirmou que o Brasil cresce com inclusão social, destacando a geração de empregos e o combate à fome, apesar dos “enormes desafios”.
“Sem a democracia, nada disso seria possível. Por isso, é preciso defendê-la todos os dias daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo”, disse Lula.
“É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida”, completou.
Sarney assumiu a Presidência da República em 15 de março de 1985. Ele havia sido eleito vice-presidente de Tancredo Neves —o político mineiro, porém, estava hospitalizado e morreu no mês seguinte.
Em entrevista à Folha, o ex-presidente disse que manteve todo o ministério escolhido por Tancredo e, após a posse, entendeu que deveria conduzir a transição da ditadura militar para a democracia.
“Fui um presidente marcado para ser deposto, como muitos outros da história do Brasil”, afirmou.
Na entrevista, ele diz se arrepender das críticas feitas a Juscelino Kubitschek, lembra a depressão que teve nos anos 1980 e comenta as acusações de favorecer deputados para que aprovassem seu mandato de cinco anos.
“Eu não queria assumir a Presidência, queria esperar o Tancredo [que estava hospitalizado]. Houve a necessidade de assumir porque todos achavam, inclusive Ulysses e Tancredo, que, depois de uma luta tão grande para chegar àquele momento, se nós tivéssemos qualquer dúvida sobre quem assumiria, corríamos um risco grande de ter problema”, disse.
Folhapress
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.