N/A

Em menção indireta à Overclean, Jerônimo sugere CPI do Lixo à Assembleia

6 views
Em menção indireta à Overclean, Jerônimo sugere CPI do Lixo à Assembleia

Foto: Denis França/Política Livre
Jerônimo Rodrigues 10 de abril de 2025 | 08:50

Em menção indireta à Overclean, Jerônimo sugere CPI do Lixo à Assembleia

Durante entrevista na manhã desta quinta-feira (10), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi questionado sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em resposta, o governador defendeu a autonomia do Legislativo, mas sugeriu que o foco também poderia se voltar para outros temas, como a atuação das empresas responsáveis pela coleta de lixo no estado.

A fala foi interpretada como uma referência indireta à Operação Overclean, deflagrada em 2024 pela Polícia Federal. A operação investiga um suposto esquema de fraudes em contratos públicos de limpeza urbana em diversos municípios baianos, envolvendo suspeitas de superfaturamento, direcionamento de licitações e desvio de recursos públicos. As buscas ocorreram inclusive em Salvador, tendo como um dos alvos o empresário Marcos Moura, que também integra a executiva do União Brasil.

“Novamente, a Assembleia é autônoma, a Constituição estabelece que tenha autonomia. Eu fico sempre meditando sobre algumas atitudes de alguns deputados, que é natural também. Não estou aqui dizendo que não é para fazer, mas existem outras decisões que a Assembleia podia também tomar”, declarou, durante a inauguração da  nova unidade do SineBahia – Casa do Trabalhador, localizada no Terminal da Estação de Metrô Pituaçu, ao lado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Jerônimo aproveitou a oportunidade para sugerir que a ALBA crie uma CPI para investigar contratos e atuação das empresas de coleta de lixo na Bahia. “A Assembleia podia fazer uma ‘licitação’ [sic], é sugestão, sobre as empresas de lixo na Bahia. Podia fazer, para ver se descobrem alguma coisa”, afirmou.

O governador ressaltou que, embora não se oponha à criação da CPI do MST, acredita que outras investigações seriam igualmente importantes. “Então faça até o MST, faça o que for preciso, mas é uma sugestão. De repente a Assembleia possa ter coragem de criar uma CPI para descobrir sobre as empresas do lixo”, concluiu.

Atualizada às 12h.

Política Livre




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima