Escala 6×1: psicóloga explica como essa rotina pode impactar a libido

Escala 6×1: psicóloga explica como essa rotina pode impactar a libido

O regime de trabalho na escala 6 por 1, ou seja, com uma folga a cada seis dias, entrou em debate recentemente no Congresso Nacional. Defensores do fim desse modelo de trabalho acreditam que essa rotina pode impactar a saúde física e mental dos trabalhadores. Mas e a libido, também é afetada?

O cansaço, físico ou mental, pode afetar a vontade de fazer sexo, e de várias formas. Quando o corpo e a mente estão exaustos, a produção de hormônios ligados ao desejo sexual, como a testosterona, pode diminuir.

Quem afirma é a psicóloga, sexóloga e terapeuta sexual Alessandra Araújo. Ela salienta que o estresse e o cansaço aumentam os níveis de cortisol, o que, consequentemente, inibe o sistema de recompensa cerebral e reduz a capacidade de sentir prazer. “Essa sobrecarga também dificulta o relaxamento e a conexão emocional, elementos fundamentais para o desejo sexual”, defende.

Como equilibrar o cotidiano com o bem-estar sexual?

Mas, afinal, como ter libido ou mesmo energia quando o cotidiano pode levar a um cansaço extremo?

Uma das práticas comentadas por Alessandra é gerenciamento de tempo. “Planeje a rotina para incluir momentos de descanso e lazer, que ajudam a reduzir o estresse e revitalizar o corpo”, diz.  Por mais que seja difícil, é preciso, por vezes, agendar esses momentos de intimidade com a parceria.

“Reservar momentos de conexão, mesmo que simples, ajuda a manter a proximidade e o interesse sexual, mesmo em períodos mais desgastantes”, salienta Alessandra.

1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Getty Images

Outra forma de não tornar a escala um problema que afete diretamente o casal é conversar sobre como você se sente em relação aos desejos, bem como de que maneira este cansaço pode estar afetando seu desejo — algo que, por vezes, pode vir das duas pontas do casal.

“Falar abertamente sobre cansaço ou preocupações pode fortalecer a intimidade e criar uma parceria para lidar com os desafios juntos”, recomenda a profissional.

Importância de cuidar da libido e do bem-estar

A libido e o bem-estar sexual estão intimamente ligados à qualidade de vida, à saúde emocional e aos relacionamentos interpessoais. Manter uma vida sexual saudável contribui em diversas áreas da vida. Fortalecer os vínculos afetivos gera conexão emocional e física com o parceiro(a), reforçando a cumplicidade e a intimidade.

“Sentir-se bem com a própria sexualidade aumenta a autoconfiança e o senso de valorização pessoal.  A satisfação sexual pode atuar como uma válvula de escape para tensões, promovendo relaxamento e equilíbrio emocional”, acrescenta Alessandra.

Manter a conexão sexual

Por fim, vale destacar que cuidar da libido não é “frescura”. A sexualidade não deve ser negligenciada, mesmo diante de desafios do cotidiano. “Em dias cansativos, priorize momentos mais curtos, mas significativos, com o parceiro(a). Carícias, beijos e gestos de carinho podem ser suficientes para iniciar um momento íntimo sem pressões”, recomenda.

E não cobre tanto de si mesmo ou da parceria. “Aceite que o cansaço faz parte da rotina e que é natural ter dias com menos desejo. Em vez de se pressionar, encare esses momentos como oportunidades de reforçar o casal e explorar novas formas de conexão. A libido pode ser reativada quando há leveza e diversão no momento.”


Pesquisar

Outras Notícias

A cada novo estudo, o medicamento experimental Lenacapavir demonstra ser uma ferramenta realmente poderosa no combate ao HIV. Um recente ensaio clínico revelou ...
Dona Maria do Céu, mãe de Gugu Liberato, revelou durante depoimento ao documentário Gugu, Toninho e Augusto, que o filho tinha sido diagnosticado com um aneuris...
Na tarde desse domingo 30 de Junho de 2024 o deputado Federal Gabriel Nunes juntamente com os vereadores Edinalvo Guerra, Messias da Serra, Valdemir Dias, o vic...
Após relutância por parte do Prefeito de Euclides da Cunha por mais de 02 anos finalmente será iniciada a obra do Asfaltamento entre Pinhões e Carnaiba. A re...
Na última sexta-feira (29), um grupo de empresas de mídia canadenses, incluindo o Toronto Star, a Canadian Broadcasting Corporation e o Globe and Mail, entrou c...
As fortes chuvas que vêm caindo na Bahia, de modo especial nas regiões Norte e Nordeste do Estado tem causando grandes prejuízos, embora seja motivo de muita al...
Rolar para cima