N/A

Especulação aponta que Brasil pode usar camisa vermelha na Copa de 2026 em parceria com a Jordan

6 views

ASeleção Brasileira de futebol poderá usar uma camisa vermelha como uniforme reserva. É o que diz o portal Footy Headlines, especializado em vazamento de uniformes do futebol mundial, em informação divulgada nesta segunda-feira (28).  A novidade pode ser lançada para a Copa do Mundo de 2026, fruto de uma colaboração inédita com a Jordan Brand — marca que, até então, jamais havia estampado o uniforme principal da equipe, tradicionalmente fornecido pela Nike.

 

Vale lembrar que o Brasil já havia utilizado a coloração em um dos seus uniformes. Nos anos entre 1917 e 1919, a camisa reserva também era vermelha. Veja imagem abaixo: 

 


Foto: Divulgação

 

O QUE DIZ O ESTATUTO?
De acordo com o estatuto da CBF, o capítulo “Dos Símbolos” prevê que a alteração só pode ser realizada em jogos festivos e não para a próxima Copa do Mundo por exemplo. Em junho de 2023, no auge das atitudes racistas contra Vini Jr., o Brasil fez um amistoso na Espanha em que utilizou uma camisa preta. O uniforme foi utilizado apenas no primeiro tempo contra Guiné.

 

“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema […] podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o estatuto

 

Segundo informações do portal, o novo modelo romperia com décadas de tradição em que o Brasil utilizava o azul como cor principal para a camisa reserva. O tom de vermelho ainda não foi revelado oficialmente, mas as primeiras indicações apontam para uma tonalidade vibrante e moderna.

 

ALUSÃO AO PAU-BRASIL?
A escolha do vermelho, embora surpreendente, remete a um símbolo da história brasileira: o pau-brasil, árvore cuja extração tingia tecidos de vermelho intenso e que deu nome ao país. Historicamente, o significado da palavra Brasil também se refere a “vermelho, como brasa”. Assim, a nova camisa poderia ser interpretada como uma conexão entre as raízes históricas do Brasil e a modernidade do futebol global.

 

Em 2016, a Jordan já havia produzido uma edição especial para a Seleção Canarinho, mas o projeto atual é ainda mais ambicioso. Ao que tudo indica, a tendência da Nike é de utilizar designs ousados e colaborações interculturais que para as Seleções, mas nada aponta oficialmente que sejam usadas para a próxima Copa do Mundo. 

 


Edição especial criada pela Jordan para o Brasil em 2016. Apesar da novidade na época, o uniforme é muito pouco lembrado | Foto: Divulgação/Footy Headlines

Rolar para cima