Esportes de verão: conheça o futevôlei da capital baiana

1 views

users

Já pintou o verão, o calor no coração, e as festas estão prestes a começar. Junto aos shows, as praias se transformaram em verdadeiros palcos para a prática de diversos esportes, dentre eles, o futevôlei, que se populariza cada vez mais no litoral da capital baiana. Com influência no projeto Verão Costa a Costa, ação do Governo da Bahia por meio da Setre, com a Sudesb, o Bahia Notícias inicia uma série de matérias explorando os esportes de verão. 

 

O esporte, que é “febre” entre os jovens baianos, teve origem em meados de 1960, no Rio de Janeiro, como modo de burlar uma proibição das praias cariocas. Na época, a população não poderia praticar nenhum esporte que não utilizasse rede e um espaço seguramente delimitado. 

 

Durante uma partida do esporte misto, os jogadores podem tocar na bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços e as mãos. A semelhança com o vôlei se encontra na quantidade de vezes que cada time pode tocar na bola até passar para a quadra adversária. Além disso, o objetivo também é o mesmo, derrubar a bola no lado oposto ao seu do campo. 

 

O jogo ainda é disputado por duplas ou trios, e quem ganhar os três sets primeiro, vence o duelo. Os dois primeiros tempos do jogo terminam ao completarem 18 pontos, já o terceiro pode ser concluído aos 15 pontos.

 

Ao longo dos 30 anos de sua criação, a popularidade do esporte fez com que ele saísse do entretenimento e fosse incluído em competições profissionais. A força da prática dos banhistas e atletas também aumentou a adesão às escolinhas de futevôlei criadas nas praias da orla baiana. 

 

Foto: Reprodução / Instagram

 

Em entrevista para o Bahia Notícias, o professor e dono de um dos projetos mais populares da praia da Ribeira, Marcelo de Farias, mais conhecido como Ximu, falou sobre o crescimento do futevôlei, principalmente, em Salvador.

 

“O futevôlei teve um crescimento absurdo nos últimos anos. Muitos jogadores aí, depois de aposentados, hoje estão tentando viver do futevôlei, até para serem profissionais do esporte. O surgimento também de várias escolinhas na cidade de Salvador, vários instrutores, vários professores, um investimento maior na construção de arenas, uma abertura maior também para adquirir material, porque antigamente, para você comprar uma bola de futebol era uma coisa muito difícil. Há 20 anos, quando eu comecei a jogar futevôlei, a gente foi comprar uma bola, era um processo demoradíssimo. Hoje, em qualquer loja no shopping tem bolas específicas para futevôlei. Outro fator também muito importante para o crescimento do esporte foi a aceitação do futevôlei pelo público feminino. Isso é notório, hoje você vai numa praia e você vê 10 rodinhas de altinha e com diversas mulheres, antigamente você não via nenhuma”, declarou o tutor. 

 

O professor, antes de liderar sua turma, era atleta de remo e apaixonado por futebol. Durante a conversa, Marcelo chegou a citar que, por ser um frequentador ferrenho das praias de Salvador, quando tentava se juntar a alguém para jogar, era rejeitado. A ideia de iniciar um projeto para ensinar crianças, jovens e adultos veio depois de ter aprendido a praticar o esporte com seu parceiro de futevôlei, Maurício Feijão. 

 

“Na escolinha eu procuro sempre passar algumas coisas que aprendi. Nesses 20 anos de futevôlei criamos uma família. A escolinha deixa de ser apenas uma escolinha e vira uma família. Um ciclo de amizade muito bacana que é minha Ximu Team, lá na Ribeira. Meus planos são expandir o projeto. Criar um projeto social lá na Ribeira também, e trabalhar com a criançada. Ainda vem muita coisa bacana pela frente”, completou Marcelo. 

 

Foto: Divulgação / EC Bahia

 

A fama do esporte não poderia ficar de fora dos principais clubes do estado. Em 2022, o Vitória anunciou, oficialmente, a equipe de futevôlei do time. Já em meados de 2024, o presidente da associação do Esquadrão confirmou que o Tricolor iria disputar a Liga Nacional do esporte pela primeira vez. 

 

Foto: Reprodução / Instagram

 

O estado da Bahia possui destaque mundial na prática do esporte, principalmente por ser representada por Índio e Felipe, única dupla tetracampeã da última edição do Circuito Brasileiro de Futevôlei na história do esporte. Por conta da quantidade de vitórias, os meninos assumiram a liderança do ranking da modalidade.


Rolar para cima