Este incrível capacete pertenceu a um misterioso rei da Idade Média

2 views

users
Este incrível capacete pertenceu a um misterioso rei da Idade Média

Uma relíquia antiga em exibição no Museu Britânico, em Londres, fornece informações valiosas sobre o início da histórica britânica. O capacete Sutton Hoo foi usado pelo antigo rei anglo-saxão Redualdo e chama a atenção pela sua imponência.

De acordo com pesquisadores, o objeto data do período entre 600 e 625 d.C. Ele foi descoberto junto a outros materiais em um local de um enterro medieval no sítio arqueológico de Sutton Hoo em Suffolk, Inglaterra, no final dos anos 1930.

Capacete foi chamado de “Tutancâmon britânico”

O capacete é feito principalmente de liga de ferro e cobre, com detalhes em prata, ouro e estanho. Como foi localizado em fragmentos, ele precisou ser restaurado. O resultado final deste trabalho é um incrível objeto de 31,8 centímetros de altura e que originalmente pesava cerca de 2,5 kg.

Capacete Sutton Hoo impressiona pela riqueza de detalhes (Imagem: ishtar.ro/Shutterstock)

As características mais marcantes do capacete estão no rosto. As sobrancelhas, que são atadas com fio de prata, e um bigode de cobre gravado fica sob a proteção do nariz de ferro, que começa entre as sobrancelhas com uma cabeça de animal. Quando foi encontrado, o capacete Sutton Hoo foi chamado de “Tutancâmon britânico”.

O motivo das figuras de animais no capacete, bem como outros artefatos encontrados em Sutton Hoo, levaram os arqueólogos a vincular o enterro ao poema épico “Beowulf”, um conto em inglês antigo que conecta East Anglia com a Escandinávia através da viagem do herói homônimo. O capacete de Beowulf no poema é descrito como feito de “ouro batido” e “adornado com formas de javali”.

Leia mais

Parte de trás do capacete Sutton Hoo (Imagem: Museu Britânico)

Pouco se sabe sobre este reinado

  • O enterro de Sutton Hoo foi o primeiro a revelar a natureza cosmopolita do sul da Inglaterra no início da Idade Média.
  • No local, foram encontradas moedas de ouro da França, tigelas celtas, placas de prata do Império Bizantino, além de objetos vikings e de regiões como a Índia e o Sri Lanka.
  • Apesar das descobertas, os historiadores ainda sabem pouco sobre os anglo-saxões que governaram a Inglaterra dos séculos V ao XI.
  • Os registros desta época foram destruídos por ataques vikings.

Rolar para cima