Os Estados Unidos realizaram, nesta quinta-feira (4), um ataque a um barco no Oceano Pacífico, sob a alegação de que este era utilizado para o tráfico de drogas. A ação resultou na morte de quatro pessoas que estavam a bordo da embarcação. O Comando Sul dos EUA, cuja área de atuação abrange a América Latina e o Caribe, divulgou um vídeo do ataque em suas redes sociais, afirmando que a embarcação era operada por uma Organização Terrorista Designada e que transitava por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico.
As autoridades americanas declararam que informações de inteligência confirmam o envolvimento da embarcação com o narcotráfico, embora não tenham apresentado provas concretas. Nos últimos meses, os EUA intensificaram as operações contra embarcações suspeitas de transportar drogas nas proximidades da costa venezuelana. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no poder desde 2013, acusou Donald Trump de tentar derrubá-lo e afirmou que tanto os cidadãos quanto os militares venezuelanos resistirão a tais tentativas.
Ataque e Justificativa
O ataque ao barco no Pacífico ocorreu sob a direção do Secretário de Guerra, Pete Hegseth, conforme informações divulgadas pelo Comando Sul dos EUA. A operação foi realizada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear em águas internacionais. As autoridades americanas justificaram o ataque alegando que a embarcação era operada por uma organização terrorista designada e transportava narcóticos ilícitos. No entanto, não foram apresentadas evidências públicas que confirmem tais alegações.
Reações e Controvérsias
A intensificação das operações dos EUA contra o narcotráfico perto da Venezuela gerou críticas e questionamentos. Nicolás Maduro, acusa os Estados Unidos de buscarem sua deposição e alega que o povo venezuelano resistirá a essas ações. Internamente, o governo Trump enfrenta questionamentos no Congresso sobre a legalidade desses ataques, especialmente após relatos de que sobreviventes de um ataque anterior foram alvos de um bombardeio subsequente. Parlamentares republicanos expressaram preocupação com as ações militares dos EUA na costa da Venezuela.
Escala da Operação
Até o ataque mais recente, os EUA já haviam realizado 21 ataques a barcos no Caribe e no Pacífico, resultando em 83 mortes. Para essas operações, Washington mobilizou cerca de 15 mil militares na região, incluindo o porta-aviões Gerald Ford, navios de guerra, jatos e submarinos. O governo americano anunciou a intenção de iniciar uma fase de operações terrestres contra o narcotráfico.
Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 99155-2806(Whatsapp).
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







