N/A

Exército dos EUA testará sistema que transforma ar em água potável

4 views

A tecnologia pode revolucionar as operações militares, garantindo que as tropas tenham um acesso seguro a fontes de água no campo de batalha

militar eua
AMPV é o programa do Exército dos EUA para substituir a família de veículos M113 da época da Guerra do Vietnã (Imagem: Serhej Calka/iStock)

Compartilhe esta matéria

Publicidade

A água potável é fundamental para as nossas vidas. Isso significa que ela também é vital para as operações militares. É por conta disso que o exército dos Estados Unidos acaba de firmar uma parceria com a empresa AirJoule Technologies.

O objetivo é desenvolver uma nova tecnologia que aproveita o calor residual de geradores táticos para produzir água potável a partir do ar. Essa solução poderia permitir que as tropas tenham uma acesso garantido ao recurso no campo de batalha.

Sistema será adaptado para uso militar (Imagem: AirJoule Technologies)

Como a água é produzida

  • De acordo com a AirJoule Technologies, ao contrário dos sistemas tradicionais de desumidificação, a tecnologia usa materiais que absorvem o vapor d’água de forma mais eficaz.
  • Isso seria possível mesmo em cenários de baixa umidade.
  • O próximo passo é usar um condensador a vácuo para produzir água líquida e limpa.
  • A ideia é que duas câmaras separadas executem os ciclos de captura e liberação simultaneamente.
  • Dessa forma, o sistema reutiliza o calor interno, tornando o processo altamente eficiente em termos de energia.
  • As informações são do portal Interesting Engineering.

Leia mais

Sistema traz diversas vantagens

De acordo com o exército dos Estados Unidos, um sistema de geração de água potável efetivo e que pudesse ser utilizado no campo de batalha poderia revolucionar as operações militares. A tecnologia reduziria a vulnerabilidade de linhas de abastecimento, por exemplo.

O sistema pode ser utilizado quando as fontes de água superficial e subterrânea estiverem contaminadas. Além disso, é uma ótima solução para operações realizadas em desertos ou outras zonas em que não há acesso aos recursos.

Tecnologia será fundamental em ambientes com pouca disponibilidade do recurso (Imagem: Chakkaphong wanphukdee/Shutterstock)

O próximo passo será testar como a tecnologia funciona em diversas condições ambientais e como ela se integra ao aparato militar já existente. Se estes testes forem bem-sucedidos, o sistema deve começar a ser implementado em operações reais.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima