O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou que os jornalistas que o acompanharam na Cúpula de Líderes da COP 30, realizada em Belém, ficaram contentes ao retornar ao país europeu. A declaração foi feita durante um encontro com representantes do setor varejista alemão na semana passada e registrada pela emissora Deutsche Welle.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz, segundo a transcrição divulgada pela DW.
Durante a Cúpula de Líderes em Belém, o chanceler se encontrou com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, Merz declarou apoio ao Fundo Florestas para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira voltada para a preservação de florestas tropicais, embora não tenha anunciado o valor da contribuição alemã.
Belém, sede da COP 30, já havia recebido críticas antes mesmo do início oficial do evento. Diversos países participantes enviaram, no meio do ano, telegramas ao governo brasileiro apontando preços altos de hospedagem e alimentação, dificuldades logísticas e baixa disponibilidade de hotéis. Ao todo, 25 países assinaram uma carta pedindo a transferência total ou parcial da sede da conferência.
O discurso de Merz, publicado pelo governo alemão no site e no canal do YouTube do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), destacou ainda a importância de valorizar o ambiente comercial próspero e livre da Alemanha.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.












