N/A

Fux pede para deixar 1ª Turma e pode ficar fora do julgamento de golpe

4 views
Fux pede para deixar 1ª Turma e pode ficar fora do julgamento de golpe

<

Após votar pela absolvição de Jair Bolsonaro (PL) e outros cinco réus do núcleo 1, além de absolver em seu voto, por falta de provas, sete réus do grupo de desinformação de trama golpista, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu para deixar a Primeira Turma.

Em pedido feito ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, Fux afirmou ter interesse em compor a Segunda Turma do STF, considerando a vaga aberta pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

O pedido se deu no mesmo momento em que Fux proferia seu voto no plenário da Primeira Turma na Ação Penal nº 2.694. Se o pedido for aceito por Fachin de forma imediata, Fux ficará fora das análises dos próximos julgamentos dos réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornados réus pelo STF.

Já estão marcadas as análises dos núcleos 3, dos kids pretos e do núcleo 2, responsável por elaborar a chamada “minuta do golpe” e coordenar as ações de monitoramento e de “neutralização” violenta de autoridades públicas, além de articular ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste nas eleições de 2022.

Publicidade

O grupo 3 começará a ser julgado no dia 11 de novembro. O julgamento do núcleo 2 foi agendado para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro.

A vaga de Barroso seria ocupada pelo novo ministro a ser indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hoje, o nome favorito é do advogado-Geral da União, Jorge Messias.

>


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima